sábado, 4 de junho de 2016

Jardins da Casa de Mateus

Aproveitando uma curta escapada de fim-de-semana prolongado, que começou com um dia de férias para a sexta-feira 13 com o padre Fontes em Montalegre, passei no dia seguinte por Vila Real para visitar os jardins do solar, palácio ou como é mais conhecida, Casa de Mateus.



As expectativas, fruto de várias fotografias que já havia visto, quer em livros ou na internet, eram elevadas e em boa verdade devo dizer que não foram goradas. Fiquei muito agradado com a beleza que ali fui encontrar.

O tempo por estes dias não tem sido dos melhores, mas ao menos as nuvens cinzentas mantiveram-se no céu, sem deixar a chuva a cair, chuva essa que tem marcado até ao momento todo este ano bissexto de 2016.

O portão de entrada fica mesmo junto da estrada nacional e quem se deslocar de automóvel pode deixá-lo num parque gratuito mesmo ao lado; também o pode levar para junto do palácio, mas terá de pagar. 

Alguns metros depois da bilheteira, que está logo à direita depois do portão da entrada, damos logo de frente com com o lago, o enorme espelho de água em frente da Casa e dos Cedros que ali foram plantados em 1870. A escultura de Cutileiro é um pequeno detalhe que se destaca também.






Contornando a Casa e o Cedro-do-Himalaia (Cedrus deodara) vamos descobrir um tanque reservatório com chafariz e a rua principal do pomar de recreio.





Prosseguindo a visita, logo nos deparamos com os primeiros buxos e a rua do pomar de recreio, que nos levará na traseira do palácio, a sul, aos jardins dos patamares inferiores. 



E rapidamente, de cima, avistamos para os patamares inferiores, o jardim formal, composto de buxos artisticamente bordados sobre a brita branca, representado o escudo de armas da família Mateus.


















Outro dos elementos de grande destaque é um túnel de ciprestes em topiaria.






Vista das ciprestes em túnel vista do exterior:





No fim da visita o visitante pode ainda visitar a adega e passar pela loja e se o pretender, adquirir os produtos produzidos na quinta. 





As visitas ao palácio são guiadas e como tal só feitas em determinados horários. Eu optei por não ficar à espera e visitei só os os jardins que era o que me interessava mais. Só a visita aos jardins custa 7,50€, ainda assim foi-me dito na bilheteira que o bilhete é válido para um dia, ou seja, a pessoa pode sair, ir por exemplo almoçar e se assim entender pode voltar apresentando o bilhete. De qualquer forma parece-me um valor claramente excessivo para a realidade dos bolsos dos portugueses e a comprovar isso mesmo, é que ouvi muitos visitante falar diferentes línguas, mas em português, só mesmo a brasileira que me pediu para lhe tirar algumas fotografias. Também acho que não ficava mal, até pelo valor da entrada que é cobrado, que não ficava nada mal terem ao menos um folheto para oferecer aos visitantes, ou a quem o solicitasse, tal como eu o fiz, mas me foi dito que não tinham.  De qualquer, como disse no início, não dei por mal empregue o dinheiro.  

Site Oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário