segunda-feira, 30 de abril de 2018

Contrabando de Suculentas

A notícia é do The Guardian. Neste momento, na China, Japão e Coreia há uma grande moda de comprar suculentas. E se na China são valorizadas pelas suas formas gordas, na Coreia são um passatempo valioso para as donas de casa, e são apelidadas em diversos artigos como a "febre suculenta". E na China fazem tudo o que esteja na moda na Coreia! Esta é uma moda tão séria que já alguém a comparou com o próximo Pokémon!

As plantas suculentas foram apelidadas pelos primeiros exploradores da Califórnia como "sempre vivos", graças à sua capacidade de sobreviver a longas travessias oceânicas, e porque exigem poucos cuidados são, muitas vezes, erradamente, consideradas ideais para viver em apartamento. E para se ter uma ideia, cada planta com cerca de 12cm que crescem com os filhotes em círculos, podem custar entre 30 a 40 euros!

Estamos a falar de plantas que não são raras, podem ser cultivadas em viveiros mas o processo leva anos e os proprietários disseram que não estavam disponíveis para propagar e fornecer as enormes quantidades que os importadores asiáticos precisam. E quando há algo que pode valer muito dinheiro, logicamente que as pessoas não olham a meios para enriquecer. 


A investigação sobre o contrabando de suculentas começou por mero acaso. Houve uma denúncia de uma mulher anónima, que ficou muito tempo na fila dos correios, porque um homem enviava dezenas de caixas para a Ásia. E quando foi perguntado pelas pessoas que estavam na fila sobre o que ele estava a enviar disse "Shhh.... algo muito valioso". E quando os investigadores passaram as 60 caixas por raios-X, ficaram surpreendidos por lá dentro não conter qualquer animal marinho raro (as caixas iam pingando) mas sim centenas de suculentas da espécie Dudleya farinosa

E foi assim que começou a investigação sobre os traficantes de dudleyas. Rapidamente foi encontrado um homem que estava a retirar plantas de um penhasco e a colocá-las numa grande mochila. Quando questionado para que eram aquelas cinquenta plantas disse que eram para o seu jardim, mas quando confrontado sobre as plantas que estavam a ser despachadas nos correios, o homem admitiu que estava a enviar para fazer dinheiro. 

Como nestas coisas da Justiça não se brinca nos Estados Unidos, o homem foi considerado culpado por ter levado material vegetal e apanhou um multa de 3000€, 240 horas de serviço comunitário e três anos de liberdade condicional. 

Um capitão do departamento de peixes e vida selvagem disse que dedicou toda a sua carreira na captura de caçadores furtivos. Agora existe um novo tipo de caça ilegal: os caçadores de plantas.

Entretanto na semana passada muitos defensores das plantas nativas da California foram ajudar a replantar os milhares de dudleyas apreendidas nas falésias.

Sem comentários:

Enviar um comentário