domingo, 29 de abril de 2018

Jardins de Nova Sintra Depois da Reabertura para Obras de Requalificação

Depois de cerca de dez meses fechados para obras, os Jardins de Nova Sintra reabriram ao público no passado mês de Março. Mas mais de um mês depois da reabertura as obras ainda não acabaram. Por lá passei por estes dias, pensando que já tudo estaria arranjado, mas ainda por lá andavam trabalhadores a calcetar guias dos passeios na zona da Torre, ainda se ouviam moto-serras e via-se um amontoado de ramos de árvores cortados.



O espaço está de cara lavada com passeios arranjados, novos bancos de jardim, bem como diversas estruturas também elas foram renovadas, e é notório que todas as fontes que ali estão naquele espaço, e que contam muito da história do Porto, também foram limpas. Segundo li, foram também feitas obras ao nível do sistema de rega e de iluminação. Os espaços ajardinados foram também limpos, e relembro que se apresentavam sempre bastante descuidados, cheios de cascas dos enormes eucalitpos que ali estão há muitos anos, e pude também observar que foram plantadas novas árvores, infelizmente algumas não sobreviveram ao transplante pois já encontram secas.

Passemos em revista como o espaço ficou:


Zona onde ainda decorriam trabalhos de pavimentação:


Zona envolvente ao lago cheio de nenúfares bastante florido de azáleas:









No extremo sul do parque, e já com vista privilegiada para o rio Douro, foi instalada uma estátula do artista Julião Sarmento intitulada "Self-portrait as a fountain":






A vista sobre o rio Douro:



As muitas fontes como se pode ver estão agora de cara lavada:



Novo mobiliário urbano:




Do outro lado da rua Barão de Nova Sintra está também a ser restaurado um edifício pertencente às Águas do Porto e fizeram uma ligação por ponte aérea para este edifício. Ainda desconheço que utilidade lhe será dada, talvez para uso interno das Águas do Porto. 


Esperemos que agora este espaço passe a ser mais cuidado com regularidade, e não deixado ao abandono como sempre esteve, e que as obras de requalificação não tenham sido feitas só para dar dinheiro a alguém e ficar bonito para a inauguração. A grande novidade é que os Jardins de Nova Sintra passaram a estar abertos também ao fim-de-semana e as entradas continuam a ser gratuitas.

Localização vista do Google Maps:



Antes o espaço estava assim:


Sem comentários:

Enviar um comentário