sexta-feira, 29 de junho de 2018

Festival Internacional Jardins Ponte de Lima 2018

Este ano não foi exceção e mais uma vez passei no Festival de Internacional de Jardins de Ponte de Lima. O tema desta 14ª edição é "O clima nos jardins" e os jardins estarão em exposição até ao final de Outubro. O valor da entrada também se mantém no simbólico 1€. 



Estranhamente no site da organização, que costuma ser sempre extremamente detalhado com a descrição dos jardins a concurso, bem como com a descrição das plantas exibidas, desta feita não está atualizado e nada tem ainda sobre a edição de 2018. E como não fotografei as descrições dos autores dos jardins (achando desnecessário achando que as encontraria como é habitual no site) aqui ficam unicamente os títulos, mas mais importante, algumas fotografias dos jardins a concurso este ano. E desta feita foi muito fácil votar num meu jardim preferido!

Antropia no Jardim - Portugal 

A presente proposta revela-se como uma alusão às acções humanas na natureza e das suas consequências no ciclo terrestre, daí que se denomine como “Antropia no Jardim”. Pretende-se uma materialização de alguns fenómenos naturais sob a forma de esculturas no jardim, com o intuito de alarmar e inquietar-nos perante as atitudes irracionais que o homem continua sistematicamente a ter perante a natureza.


Jardim de Microclimas - Holanda 

Ao percorrer o caminho do jardim, os visitantes podem conhecer e desfrutar dos seguintes microclimas: lago, rio, pântano, montanha e deserto, o monte de lenha, um sistema de filtro helófito, uma floresta autóctone, um campo de flores silvestres, uma charneca e um banho de pés na sombra. Nos dias mais quentes do verão podemos desfrutar deste banho natural de pés na sombra. É inspirado por uma tradição japonesa em locais públicos – praças, estações de comboio e parques. No Japão, os banhos de pés são centros sociais onde jovens e idosos se encontram e relaxam.





Círculo Verde - Itália


Projecto inspirado na Floresta Vertical em Milão.

Espécies herbáceas plantadas em painéis modulares nas paredes permitem-nos apreciar as plantas conforme desejarmos.

O objectivo do projecto é sensibilizar as pessoas para escolher um tipo de jardim que pode ser usado no dia-a-dia, que tenha o menor impacto ambiental possível e, assim, poder reagir às actuais mudanças climáticas no planeta.





Controle Climático - Argentina

Trata-se de um convite para as pessoas se envolverem de maneira significativa com o que os rodeia e uns com os outros; para pensar, interagir e ponderar o mundo à sua volta. O jardim é sobre adaptação, inovação e a descoberta de si mesmo, mas é também um espaço ‘lúdico’ para as pessoas se encontrarem e conviverem; um espaço que estimula o convívio social e um sentido de lazer a cada pessoa que o visita.





Estações que Prendem - Argentina

A proposta “Estações que Prendem” é um projecto dinâmico, interactivo e sensorial, que convida a participar enquanto se percorre as diferentes estações do ano – o projeto é explorado através de quatro eixos: cores, aromas, sons e texturas.

Quatro espaços, “nós”, representam as estações do ano e são entrelaçados através do caminho que tece a teia de aranha. Abraçam a experiência de cada estação do ano. Os “nós” são caixas pretas, caixas de surpresas a descobrir pelos visitantes.

Não são apenas as estações que estão presas nesta teia de aranha. Também os visitantes ficam presos pelas estações enquanto passam e interagem com o jardim.

Cada “nó” propõe elementos interactivos e sensoriais em relação à estação a que respeita. “Olhar para Imaginar” desperta a imaginação com desenhos em aquarela. “Ler para Sonhar” propõe descobrir cada estação, através da leitura de versos de um poema, traduzidos em diferentes idiomas. “Tocar para Sentir” convida a explorar diferentes sensações e texturas que estimulam a pensar na estação correspondente.






Atitudes (In)Conscientes - Portugal

Este jardim tenta focar as razões que levam às alterações climáticas, principalmente acções realizadas pelo Homem contra a Natureza. Está dividido em duas zonas. Na entrada, depara-se com as acções que têm levado à alteração do clima, como a poluição dos lagos e rios. Muito recentemente Portugal sentiu na “pele” a destruição avassaladora dos incêndios, devastando hectares de florestas, levando à perda de biodiversidade e de espécies autóctones, dizimando centenas de habitações e matando e ferindo centenas de pessoas e, em memória, esta realidade está bem exibida neste jardim.




O Espelho do Pensamento - Inglaterra

Ao longo de sua viagem, vai passar por três clareiras cada uma com um poço de água. Estes poços simbolizam a dura realidade dos efeitos do Homem sobre os nossos cursos de água naturais. O poço central do jardim é mais escuro e a mudança de cor significa e prenuncia as consequências, cada vez mais negativas, da rápida mudança climática.


Utopia Ecológica - Portugal 

O presente projecto, Utopia Ecológica, convida as pessoas a reflectirem sobre a necessidade de encarar as alterações climáticas que se verificam à escala global. Assenta na ideia que podemos minimizar esta ameaça. Como? Transformando o espaço no qual vivemos, fazendo uma utilização racional dos recursos naturais e da energia, criando condições favoráveis a um ambiente sadio para o homem e equilibrado com o meio biofísico.




O Museu do Passado - Austria

As pessoas têm que mudar as suas ideias e acções para evitar um colapso global. Se o não fizerem, os ambientes das espécies só poderão ser vistos num ‘museu’ isolado do continente globalmente poluído.






Criado pela Natureza - Alemanha

Este projecto refere-se ao jardim não só como um espaço bonito, mas também como lugar para desfrutar, um lugar para admirar e um lugar onde entramos em contacto com e aprendemos com a natureza. Durante muito tempo, os seres humanos tiveram um contacto muito íntimo com a natureza, mas nos tempos presentes essa ligação perdeu-se devido ao facto de que cada vez mais pessoas viverem nas cidades, morando em casas sem jardim e só poderem ver zonas verdes através das janelas dos seus carros.




Um Passeio pelo Clima - Espanha

O nosso passeio pelo clima leva-nos a visitar, por um percurso, os principais climas que representamos:

Clima Semidesértico / plantas suculentas e cactos
Clima Mediterrâneo / plantas aromáticas
Clima de Montanha / coníferas
Clima Tropical / plantas aquáticas
Clima Subtropical / plantas epífitas









E o vosso jardim preferido qual é?

# Festival 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário