sábado, 25 de dezembro de 2021

Plantar Azevinho no Dia de Natal

Enquanto ainda estavam todos na ressaca da engorda da consoada já eu andava com as mãos na terra a cavar um buraco como se não houvesse Natal!

Tenho dois azevinhos fêmea (dois que dão frutos - aquelas bolinhas vermelhas) já com bastante anos em recipientes generosos que nasceram no meu terreno espontaneamente de semente. E por ali foram estando sem que eu soubesse ainda muito bem o que fazer com eles. Um, o maior, acabei colocando à venda, o outro, cheio de bolinhas vermelhas, acabei por me decidir a plantá-lo num recanto do jardim, para que cresça livremente, ainda que, logicamente, com alguma poda de manutenção.

Este azevinho que plantei estava num contentor do lixo que recolhi abandonado e cortei a meio fazendo dois vasos improvisados. Como não tinha fundo tive que puxar um pouco para  descolar da terra e dar umas abanadelas para ele se soltar. E como era muito pesado usei um pequeno carrinho de transporte que geralmente uso para transportar vasos. 

Com um pau medi mais ou menos a altura e o diâmetro do torrão e cavei um buraco com essa dimensão. No fundo do buraco despejei uma lata de 25L com composto proveniente da compostagem. Transportei o azevinho para junto do buraco e deixei-o deslizar até lá dentro. Para preencher o restate espaço do buraco que sobrou e acondicionar a árvore despejei mais cinco ou seis latas de composto que ia intercalando com parte da terra que saiu do buraco e fui calcaldo bem para apertar. 

E assim plantei a árvore símbolo do Natal neste dia de Natal de 2021. Veremos agora como evolui, mas não duvido que vá crescer rapidamente. Assim espero pelo menos. E por cá estarei a dar novidades quando se justificar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário