domingo, 10 de abril de 2022

A Primeira Ginkgo Filha da Rainha das Virtudes


 Num certo domingo andava eu a apanhar sementes de chão quando passam por mim duas senhoras. E haveriam de regressar e, intrigadas, perguntar-me o que é que eu andava ali, no Jardim das Virtudes a apanhar do chão. 

Lá lhes expliquei que junto a mim estava a maior ginkgo biloba de Portugal e uma das maiores da Europa. Falei-lhes que é considerado um fóssil vivo, que sobreviveu às bombas atómicas no Japão, e que as suas folhas são usadas nas infusões para prevenir a perda de memória e favorecer a circulação do sangue. 

Como já por aqui terei contado, nas cidades plantam-se quase só árvores masculinas, propagadas por estaquia, porque a modernidade não aceita muito bem os frutos nauseabundos das árvores fêmeas, o que, diga-se, não favorece em nada a riqueza genética. 

Eu apanhei dezenas de sementes e depois fui retirando as danificadas ou que flutuavam na água, até porque também tinha em mente vender algumas sementes. 

E posteriormente enterrei algumas sementes. E não fiz mais nada. Não fiz escarificação, não coloquei no frigorifico para quebrar a dormência, nada. Coloquei-as na terra e esperei. Pacientemente. 

E a paciência é uma grande qualidade. E alguns meses depois eis tenho a primeira árvore bebé, uma ginkgo, filha da Rainha das Virtudes. Que orgulho! Veremos agora como vai evoluir.

2 comentários:

  1. Que fantástico! Parabéns!

    A Paciências é uma grande virtude! Passas-te no teste das Virtudes e foste premiado.

    ResponderEliminar