sábado, 28 de maio de 2022

Manutenção do Corta-Relva Elétrico

Acho que todos temos a ideia um pouco generalizada que, entre as várias diferenças entre corta-relva a gasolina e corta-relva elétrico é também a questão da manutenção. Acho que será da opinião comum - ou serei eu o único ingénuo? - que um corta-relva elétrico é ligar à corrente, cortar a relva e guardar até ao próximo corte.

Este meu corta-relva já tem uns quantos anos e entretanto a manete que regula a altura de corte, simplesmente deixou de andar para cima e para baixo. 

Vai daí resolvi desmontar o bicho e tentar perceber o que se estaria a passar. E posso dizer que fiquei absolutamente surpreendido com o que encontrei! 

Estava completamente entupido de palha e, na zona da mola que regula a altura, a palha ficou tão dura que parecia contraplacado! Então comecei pacientemente a escabichar e a tentar retirar todos aqueles bocados de palha mas o trabalho era inglório. Resolvi então pegar no compressor e soprar aquilo tudo, mas tive mesmo que desmontar a parte da mola, porque a palha acumulada não saía. 

No final ficou completamente limpo e depois foi só voltar a limpar. Isto serviu de ensinamento. A verdade é que se vêem muitos corta-relva elétricos usados à venda com motor queimado e agora percebo. Além de termos de ter cuidado com o tempo que o usamos, para não forçar e aquecer, convém também limpá-lo para que possa funcionar corretamente. 

Sem comentários:

Enviar um comentário