segunda-feira, 30 de maio de 2022

Camélias: do Desemprego à Fama Mundial

 O Jornal de Notícias trás hoje uma matéria sobre António Assunção, um senhor de Guimarães que trabalhava nos têxteis, e, vendo-se desempregado, virou-se para o seu passatempo de propagar camélias no seu jardim e tem hoje um dos maiores viveiros de camélias em Portugal e é conhecido mundialmente. 

Tudo começou em 1995, “quando procurava camélias para o jardim da minha casa e acabei por dar 12 contos [60 euros] por uma de que gostava muito”. Passados poucos anos, o jardim da casa estava repleto de camélias de várias espécies e o investimento inicial foi recuperado com a venda de exemplares ali cultivados (...)

As redes sociais deram uma ajuda e, atualmente, António conversa e troca correspondência com outros especialistas da China a Taiwan, passando pela Austrália e pelos Estados Unidos. António tornou-se num dos viveiristas com mais sucesso na reprodução de algumas camélias, nomeadamente as raras espécies de flor amarela. “As variedades selvagens desta espécie são originárias do Vietname e de uma parte da China. Eram tão raras que da sua flor se fazia o chá dourado que era dado a beber aos reis e imperadores”, conta. A Camélia sinensis ou planta do chá é, porventura, a mais conhecida da família. No Camélias Park Flavius há lugar para as mais vulgares, mas também para as mais raras, num total de 25 mil plantas de 160 espécies.


Sem comentários:

Enviar um comentário