domingo, 24 de julho de 2022

45€ para o Lixo ou uma Grande Compra?


 A minha maior aventura com plantas aconteceu esta semana. Estava no trabalho quando verifiquei que tinha um alerta para "cyca" no site de vendas. De imediato solicitei à pessoa uma foto melhor, porque a única que colocou no site não era reveladora do tamanho da planta. A pessoa lá enviou uma fotografa com uma vassora ao lado e de imediato percebi que se tratava de um exemplar de grande envergadura e também de grande valor comercial. 

Combinei com a senhora e, mal saí do trabalho passei pela sua casa. O primeiro sentimento que me invadiu foi de azar porque no dia anterior tinha passado naquela mesma rua com um colega, que trouxe o enorme furgão da empresa para transportarmos uma mesa de ping pong para a nossa coletividade. 

E eu ali estava, com o meu pequeno velho comercial, sem saber como é que ia colocar aquele monstro de mais de dois metros  na mala do Starlet. O que eu disse à senhora é que tinha dúvidas que a planta pegasse, porque estava com poucas raízes. O casal arrancou a cyca (tendo sentido dificuldades de a tirar, digo eu) com recurso a uma corda puxada por um carro. 

E eu acho que está tudo errado. A planta não deveria ter sido arrancada nesta altura de verão e a dar sementes. Mas a senhora disse que pegava bem, que tem experiência. Poderia estar a ser sincera ou então só a fazer conversa de vendedor. Se a planta estivesse em vaso não haveria problema, assim, desta forma, não sei, tenho muitas dúvidas.

Eu tinha duas opções, ou pegava, ou largava. Num horto, uma planta desta envergadura pode muito facilmente custar 200-300€. E eu estava a pagar 45€. Decidi trazê-la e colocá-la, já que ali estava, na mala do carro. O tronco cabia, o problema eram as folhas que tinham mais um metro e que ficariam fora da mala, que ainda por cima tinha que ir aberta.

A muito custo lá colocamos a planta dentro da mala, amarramos as folhas (por mim tinha-as cortado mas a senhora insistiu que assim a planta perdia o valor)  e ainda amarramos a mala para esta não abrir. Ainda assim, fiz cerca de trinta quilómetros, sujeito a ser mandado parar pela polícia e pagar uma multa que dava para comprar uma bela cyca num horto!

Mas pronto, desta feita a Lei de Murphy não vingou e cheguei bem a casa. Depois do jantar tirei-a e pedi ajuda aos meus pais para a transportar. Poderia ainda colocá-la primeiro num vaso, à sombra, para enraizar e posteriormente colocá-la na terra, mas não. Aquilo é tão pesado que iria ter dois trabalhos. Cavei um buraco fundo (demasiado fundo no meu entender, mas a minha mãe acha que ficou bem) e meti-a lá dentro, tendo colocado no fundo uns vinte litros de composto, e depois regado muito bem, e tenho regado bem todos os dias.

Eu acho que ficou demasiado funda. Ficou pelo menos uns vinte centímetros enterrada a mais. Não era preciso tanto. A minha mãe diz que assim sustenta mais a humidade nas raízes e não seca tanto. Eu não estou muito convencido. Nem estou convencido que a planta sobreviva, porque como referi acho que está tudo errado. 

"O que as cycas gostam é de água e sol". Disseram dois casais, um que me me veio cá a casa comprar uma Alocasia, e este casal que tinha várias em casa.

Esta cyca que comprei estava plantada junto à parede da casa, onde ainda por cima tem um contador de eletricidade. E tendo crescido bastante em largura, a rodada de folhas que está do lado da parede não podia crescer e a do lado de fora dificultava a vida à pessoa que ia lá contar a eletricidade.

Vamos ver. Das duas uma: ou fiz uma grande compra ou simplesmente deitei 45€ ao lixo! 

Sem comentários:

Enviar um comentário