quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Os Esforços da China para Preservar o Pavão-Verde

Artigo publicado no jornal chinês China Daily: 


 "Graças às suas caudas deslumbrantes, os pavões são frequentemente considerados raros e auspiciosos na cultura chinesa. Depois de enfrentarem uma diminuição populacional, o número de pavões-verdes na China duplicou nos últimos 10 anos, tendo a população crescido para mais de 820 este ano, de acordo com as estatísticas mais recentes da Administração Provincial de Florestas e Pastagens de Yunnan.

Na China, estas aves habitam exclusivamente a província de Yunnan. O condado de Shuangbai, na prefeitura autónoma Yi de Chuxiong, possui a maior população destas aves.

No mês passado, o número de pavões-verdes monitorados por câmaras de infravermelhos atingiu 430 — mais de sete vezes os 56 registados em 2015, disse Wang Sineng, diretor da Reserva Natural do Rio Dinossauro, em Shuangbai.

"De acordo com os resultados da identificação genética, os pavões-verdes na China não são completamente iguais aos de qualquer outro país", afirmou Wang.

Considerados o protótipo da fénix na tradição chinesa, os pavões-verdes têm exercido uma influência significativa na cultura do país ao longo dos últimos 2.000 anos, segundo o especialista em aves Yang Xiaojun.

"Imagens de pavões-verdes podem ser encontradas em muitas obras literárias e artísticas", disse Yang, que se reformou do Instituto de Zoologia de Kunming, em Yunnan, uma instituição pertencente à Academia Chinesa de Ciências. Por exemplo, "O Pavão Voa para Sudeste" é um famoso poema narrativo longo da Dinastia Han (206 a.C.-220 d.C.).

"O pavão-comum só foi introduzido na China a partir do Sudeste Asiático na década de 1980 e é agora amplamente visto em jardins zoológicos. No entanto, durante a Dinastia Qing (1644-1911) e antes, a China tinha apenas o pavão-verde, que é uma espécie nativa", explicou Yang.

"Os pavões simbolizam auspiciosidade e nobreza, possuindo um grande significado simbólico na cultura chinesa", afirmou Wang.

Yang acrescentou: "Por isso, há uma razão especial para os chineses protegerem os pavões-verdes. Se desaparecerem, não conseguiremos mais ver a origem da fénix, um símbolo cultural, e isso seria verdadeiramente triste."

China Daily, 31 de dezembro de 2024
Por YAN DONGJIE e LI YINGQING em Chuxiong, Yunnan

Sem comentários:

Enviar um comentário