domingo, 30 de março de 2025

Este País Não Gosta de Árvores

John Muir, conhecido ambientalista, que nasceu no mesmo dia que eu mas em 1838 na Escócia e é conhecido por ser o pai dos parques nacionais dos Estados Unidos, disse a seguinte frase:


"A destruição de árvores deveria ser punida tão severamente quanto o assassinato de uma pessoa." 
(John Muir)

Na mesma semana em que ficamos a saber que Anne Hidalgo, presidente da câmara de Paris decidiu fechar 500 estradas ao trânsito, acabando com 55 mil lugares de estacionamento para transformar as ruas em jardins, em Portugal ficamos a saber que Carlos Moedas, presidente da câmara municipal de Lisboa, decidiu - sem qualquer debate público - abater os históricos jacarandás para construir um parque de estacionamento...

Enquanto um pouco por todo o mundo, os jornais de cada país fazem referência às florações da Primavera, seja na Ásia ou até nos Estados Unidos, por cá, temos esta tristeza de deitarmos abaixo árvores históricas para colocar ainda mais carros dentro das cidades. 

Cartoon de Cristina Sampaio, publicado hoje no jornal Público:


O que me surpreende no meio desta barbárie aberrante e absurda é como foi possível que a população não se tenha juntado e impedido o abate das árvores que os lisboetas dizem amar. Acho que, infelizmente, o cada um por si não nos vai levar muito longe, e isto diz muito do alheamento da população para as questões ambientais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário