terça-feira, 2 de julho de 2019

Linho-de-cuco Reaparece depois dos Grandes Incêndios de 2017

Depois dos grandes incêndios de Outubro de 2017 já uma nova vegetação rasteira cobre de verde os montes em junto à barragem de Lever. E reapareceu também, de novo, o Linho-de-cuco (Cuscuta epithymum Murr.)  e salpica o verde de laranja e vermelho cor-de-fogo. O Linho-de-cuco (planta parasita) tem vários nomes, como por exemplo enleios, eu acho que lhe chamaria "Barba ruiva"!





3 comentários:

  1. Barba ruiva ficava bem. Há umas semanas vi umas esculturas em madeira, eram de animais, sobre uma base também de madeira que parecia um cogumelo ou fungo. Entrei para saber o que era aquilo e a vendedora não sabia. Quando cheguei a casa fui procurar na net: era madeira parasitada. Nunca tinha visto. Bem sei que isto não tem nada a ver com a sua publicação mas ocorreu-me quando li que o linho de cuco era parasita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso que tenho uma publicação pendente de um inseto (parece uma vespa) que os meus pais me chamaram a atenção, porque ao serrarem a madeira, viram montes desses insetos, muitos ainda não pareciam ter nascido, outros com o corpo já formado, e pensavam os meus pais que pudessem ser vespas asiáticas, mas essas fazem ninho, acho que não tem nada a ver. Mas em alguns troncos era engraçado as formas que elas deixam, uns sulcos na madeira muito giros. Agora vou ter de questionar alguém a ver se me consegue ajudar com a identificação!

      Eliminar
  2. Fico a aguardar por essa publicação, então!

    ResponderEliminar