Depois dos grandes incêndios de Outubro de 2017 já uma nova vegetação rasteira cobre de verde os montes em junto à barragem de Lever. E reapareceu também, de novo, o Linho-de-cuco (Cuscuta epithymum Murr.) e salpica o verde de laranja e vermelho cor-de-fogo. O Linho-de-cuco (planta parasita) tem vários nomes, como por exemplo enleios, eu acho que lhe chamaria "Barba ruiva"!
Barba ruiva ficava bem. Há umas semanas vi umas esculturas em madeira, eram de animais, sobre uma base também de madeira que parecia um cogumelo ou fungo. Entrei para saber o que era aquilo e a vendedora não sabia. Quando cheguei a casa fui procurar na net: era madeira parasitada. Nunca tinha visto. Bem sei que isto não tem nada a ver com a sua publicação mas ocorreu-me quando li que o linho de cuco era parasita...
ResponderEliminarÉ curioso que tenho uma publicação pendente de um inseto (parece uma vespa) que os meus pais me chamaram a atenção, porque ao serrarem a madeira, viram montes desses insetos, muitos ainda não pareciam ter nascido, outros com o corpo já formado, e pensavam os meus pais que pudessem ser vespas asiáticas, mas essas fazem ninho, acho que não tem nada a ver. Mas em alguns troncos era engraçado as formas que elas deixam, uns sulcos na madeira muito giros. Agora vou ter de questionar alguém a ver se me consegue ajudar com a identificação!
EliminarFico a aguardar por essa publicação, então!
ResponderEliminar