sábado, 27 de julho de 2019

Portugal Eucaliptado

Depois de ter feito a Ecopista do Dão, parti de Santa Comba Dão de regresso a casa mas decidi atalhar até Águeda pela nacional N334. Começava a cair a noite, e eu atravessava parte do antigo Cavaquistão, que é como quem diz, o distrito de Viseu. 

É assustador. Há não muito tempo eu já tinha andado a caminhar por Mortágua, e não se vê uma única árvore que não seja um eucalipto. A paisagem é feia, mesmo muito feia. Uma monocultura que tudo destrói. E toda a Natureza destruída em prol das fábricas de papel e do dinheiro que vai para o bolso de alguns. Em tempos diziam que os eucaliptos em Portugal eram o petróleo verde, só faltavam os Koalas, mas afinal tanto petróleo não evitou três vindas do FMI e continuamos a ter dos salários mais baixos da União Europeia. A quem enriquece então um país completamente destruído e eucaliptado? A muito poucos, como convém.



Mas a atravessar a N334 é mesmo assustador. Montanhas e mais montanhas completamente arrasadas, terraplanadas para a plantação de eucaliptos e mais eucaliptos. Quilómetro e quilómetros em que não se vê mais nada que não sejam fábricas de papel. Tive que parar o carro, e mesmo a luz sendo pouco, tirei estas duas fotografias, mas andam-se dezenas de quilómetros e o cenário é sempre este, montanhas e montanhas eucaliptadas. 

Por ali não pode haver nada. Bichos, pássaros, abelhas. Que pólen é que as abelhas iriam recolher em tantos quilómetros que têm exclusivamente eucaliptos?

É assim que se pensa o futuro de um país? Não acho que seja. No entanto continua-se a permitir, mesmo depois da Ministra dos Eucaliptos (Assunção Cristas) ter saído de cena, que mais eucaliptos sejam plantados, e segundo o último Inventário Nacional da Floresta, o eucalipto ocupa já mais de um quarto da floresta nacional. Um verdadeiro crime que ficará para a história enquanto a maioria dos políticos lava as suas mãos. 

Público 28 Junho 2019

Sem comentários:

Enviar um comentário