sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ilustre desconhecido

Como referi na mensagem anterior, tenho o vício de recolher bagas e sementes que encontro nos passeios que dou, e tenho o péssimo hábito de não fazer o registo da coisa (onde foram apanhadas, de que planta, data, etc) e depois, muitas vezes, limito-me a enterrar as sementes, outras vezes nem isso, atiro-as simplesmente para debaixo da copa das árvores, como aconteceu há alguns meses com algumas bagas de Azevinho-dos-Açores (Ilex azorica Loes) que recolhi no Jardim Botânico, e que certamente se germinarem, passarão vários anos até que isso aconteça.

O que acontece depois, é que, penso que tenho determinada planta, e depois afinal sai-me uma coisa completamente diferente, o que não deixa de ser engraçado. No ano passado, por exemplo, pensava que tinha três japoneiras e afinal depois verifiquei que eram três loureiros! 

Neste momento tenho duas plantas iguais, que nasceram de sementes recolhidas algures e que ainda não tenho bem a certeza de que espécie são. Cheira-me que serão cotoneaster, e apontei inicialmente que fossem Cotoneaster franchetii mas agora, e porque acho as folhas demasiado brilhantes, já não tenho tantas certezas. É esperar para ver o que daqui sairá! 






Se alguém souber o que é, ou que acha que poderá ser determinada planta, faça o favor de dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário