sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Trepar em fevereiro

Nas últimas semanas, as diferentes espécies de heras que tenho, tanto a espécie espontânea, e que pode ser encontrada por todo o país, como as que comprei (com a exceção de uma) para tapar a zona do terrário das tartarugas, todas elas trepam avidamente em fevereiro.

Deixei crescer uma hera espontânea que nasceu junto à nespereira, e num espaço de poucos tempo já trepou grande parte da árvore.








A hera normalmente comporta-se como uma trepadeira, mas também pode crescer sobre o chão cobrindo extensas áreas. Mas normalmente trepa sobre qualquer coisa que lhe sirva de suporte, e se for uma árvore irá escalar por ela acima. Não é uma planta parasita, porque as suas raízes aéreas não se alimentam das árvores onde se fixam, servem-se unicamente destas raízes para se agarrarem. E é por esse motivo que não compreendo o motivo de as ver constantemente cortadas pela base nos vários parques que frequento. Ainda por cima porque são ótimas para toda a biodiversidade envolvente, funcionando tanto como abrigo, e como alimento. Talvez me esteja a escapar alguma coisa, porque estou em crer que os funcionários destes parques não fazem as coisas só porque lhes dá na real gana, e serão orientados por gente formada, e que saberá muito mais que eu, nestas áreas.

Das três variedades que comprei, duas delas também arrancam com as escaladas em fevereiro. Uma tem uma folha mais pequena e elegante, se bem que os novos rebentos exibem muitas vezes umas folhas muito maiores e pouco semelhantes às mais velhas. A outra hera tem um contorno em amarelo na borda da folha. 




Nesta zona podem-se ver as duas espécies fundindo-se uma na outra. 


As heras são também uma ótima opção para revestir qualquer coisa que se queira ocultar, dando um belo efeito natural. Além disso muitas vezes reforçam os próprios muros já muito velhos. Em conversa em casa de um senhor conhecido meu, e quando uma hera que tinha e que chamou a atenção, ele dizia-me que se não fosse a própria hera, o muro que tinha em pedra de laje já se tinha desmoronado!

Sem comentários:

Enviar um comentário