sábado, 29 de março de 2014

Companheiro ruivo

Já tinha falado dos piscos anteriormente, em meados de outubro, para anotar a sua chegada. No ano passado, como referi, quando as temperaturas aqueceram deixei de o ver. Para já ele continua por cá.

Chamar-lhe companheiro, é um pouco excessivo, mas quando, dia após dia, o vejo andar por ali a esvoaçar, como que a controlar o que ando a fazer, não deixa de se estabelecer uma relação, ainda que, uma relação de interesse, talvez mútuo neste caso. Ele aproveita-se de mim, porque sabe que ando sempre a jardinar, a mexer com terra, a mover vasos de um lado para o outro, deixando insetos à vista, e em troca visita-me todos os dias, e deixa-se aproximar, bem mais que qualquer outra ave. 

Ainda há semanas andei a mover uns vasos de sítio, e claro, e ele apareceu logo! Eu levava dois vasos de cada vez, e quando os pousava e me voltava para ir buscar mais, lá estava ele a comer no sítio deixado livre pelos vasos. Depois afastava-se quando eu me estava a aproximar, e quando levava mais vasos, lá voltava de novo, e andamos nisto algum tempo, pois foram mais de cem vasos que mudei de sítio!




Hoje andei a separar o composto que já estava pronto e a armazená-lo (mais de 200L) e ele logo apareceu, pois sabe muito bem que, sempre que ando a remexer no composto, há sempre um ou outro bicho que fica à vista para comer.


Empoleira-se, come, e depois voa para a árvore, mas continua sempre a controlar o que eu ando a fazer!


Estás-me a ver, mas eu também te estou a ver a ti pá!

4 comentários:

  1. Está magrinho!
    O que desenhei (do 'post' anterior a este:http://irmasistersdantas.blogspot.pt/2014/02/pisco-robin.html) era mais barrigudo, ou se calhar a cabeça era mais pequena??

    *w*

    ResponderEliminar
  2. Acho que às vezes pode ter a ver com a forma como ele mete as penas. Ainda hoje a minha mãe deu banho à cadela, e quando a vi, achei-a bem mais gorda! Só porque o pêlo estava todo volumoso! Eu acho que é sempre o mesmo pássaro, mas também se pode dar o caso de não ser... não sei, mas eu acho que é sempre o mesmo. Naqueles dias de muita chuva dei com ele certa vez a banhar-se num vaso que acumulou água até à borda! Ele é engraçado. E acaba por me fazer companhia. Veremos se vai migrar agora ou não. Estarei atento.

    ResponderEliminar
  3. Um companheiro muito fiel...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, e a fidelidade até se aplica à própria espécie,pois o pisco-de-peito-ruivo (à semelhança de muitas outras aves) são monogâmicos. Passaram-se vários meses no verão passado que não o vi, e entretanto voltou no outono. Eu tenho amigos que emigram (e outros que nem saem de cá) e que depois nunca mais dão notícias!

      Eliminar