quinta-feira, 13 de março de 2014

Pragas nas suculentas

Já há uns dias que uma amiga minha se queixava que andavam uns bichinhos pretos numa suculenta que lhe tinha dado, e após uma observação mais atenta da minha, constatei que estava também ela cheia de pulgões (ou piolhos) e apresentava até as flores todas secas.




Já em casa dos meus pais, fui observar a planta da minha mãe, que sabia que está toda florida de amarelo, mas numa análise mais ao pormenor também ela tem está infestada, e além de pulgões, tem também, como aliás é habitual, formigas, que funcionam numa espécie de parceria proveitosa para ambos. Por um lado as formigas dão proteção aos pulgões, defendendo-os de predadores, por outro, aproveitam-se do açúcar segredado por eles.  


Sedum palmeri em flor


Pulgões e formigas na flor do Sedum palmeri

Entretanto observei que outra suculenta da minha mãe, um Aloe juvena, está infetada com uma outra praga conhecida.

Haworthia viscosa

Neste caso trata-se da conchonilha, um pequeníssimo inseto, que se gruda qual lapa nas plantas, e também ele suga a seiva das plantas, e libertando muitas vezes uma espécie de melaço que favorece o aparecimento da fumagina, cobrindo as folhas das plantas com uma película negra, que impede a realização da fotossíntese. 

Conchonilha em Aloe juvena

São duas pragas bastante comuns, e de erradicação geralmente simples, mas convém sempre ter as plantas debaixo de olho, porque numa questão de dias, os pulgões podem infestar uma planta completamente porque se reproduzem rapidamente. Geralmente o sabão costuma resolver, é que irei fazer assim que tiver oportunidade.

6 comentários:

  1. Pois, os afídeos também começaram a chatear as minhas roseiras, eu não gosto de tratá-las com sabão ou óleo de neem, porque as roseiras não gostam de ter as folhas húmidas ou cobertas (isso contribui para o míldio e as manchas negras), no início esmago os pequenotes com os dedos ou algum objecto fininho, mas normalmente vem uma aranha instalar-se na roseira, e o problema fica resolvido....prefiro deixar comida para os bicharocos, em vez de os eliminar (depois os bicharocos, como as joaninhas, ficariam sem comida)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois nas roseiras tens esse inconveniente de não poderes molhar as folhas. Mas olha que aqui não há problema das joaninhas ficarem sem comida!! Os pulgões instalam-se em grande parte dos novos rebentos de muitas plantas diferentes e tenho mesmo de os dizimar. Olha, só não aplico nas heras, porque por vezes apesar de serem muitos, nunca vi nenhuns danos nas heras que são muito resistentes, e as joaninhas costumam ir para lá comer muitos.
      Ainda ontem vi algumas, mas no monte!!

      Eliminar
  2. Eu vejo muitas poucas joaninhas activas, vejo-as mais mortas, no meu jardim...até havia pensado no ano passado que era o óleo de neem que lhes fazia mal, nunca mais deitei, mas elas continuam a aparecer mortas...:(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antigamente viam-se imensas por todo o lado, hoje em dia, em muitos sítios, infelizmente, começam a ser quase uma raridade encontrar-se joaninhas. Quanto ao facto de as veres mortas, ora bem, elas também morrem naturalmente e até têm um ciclo de vida muito curto, pode ser só isso. Não aplicando pesticidas não tens esse problema. Eu também não aplico, tento, sempre quanto possível ter um jardim "aux naturel"! (Já basta os meus vizinhos aplicarem pesticidas e herbicidas)

      Eliminar
  3. Sim, ainda por cima a vizinhança está cada vez mais urbanizada, cada vez tenho menos bichos...
    Tenho notado que as roseiras que estão no meio dos alliums têm menos, ou quase nenhuns afídeos, por isso acho que posso confirmar que a consorciação de roseiras com plantas da família dos alliums funciona, mesmo assim é preciso estar de olho nas roseiras que têm um cheiro mais doce e forte, parece-me que tanto os afídeos como as lesmas preferem essas, as últimas até comem o botão todo logo que este aparece!

    Tenho também encontrado algo como 'espuma' branca nas plantas, sei que devem ser ovos de qualquer coisa, espero que não sejam ovos de lesminha...

    ResponderEliminar
  4. Também é interessante que na natureza encontramos muito menos pragas que nos nossos jardins e as plantas são muito mais resistentes. Ainda ontem vi que dois medronheiros que tenho também já estão infestados de pulgões (estes são verdes) Há plantas que que a bicharada não gosta, e estando junto a outras plantas talvez os afaste o que é sempre bom.

    Essa espuma branca deve ser o Cuspo de cucu ou cigarrinha da espuma (Philaenus spumarius) mas sinceramente não sei de que plantas é que esse bicharoco prefere alimentar-se, mas também ele tem predadores naturais.


    ResponderEliminar