segunda-feira, 17 de março de 2014

Germinam sementes abandonadas

Como já por aqui várias vezes escrevi, por vezes, a melhor forma de propagar algo por semente, é simplesmente atirar as sementes para um canto qualquer e esquecer-mo-nos delas! Quantas vezes compramos as melhores sementes selecionadas, semeamos em tabuleiros ou recipientes próprios (com alvéolos) colocamos o melhor substrato, humedecemos, cobrimos para manter a temperatura, e andamos com muitos cuidados, e depois não nasce nada ou a taxa de sucesso é diminuta? Muitas vezes! Quantas vezes as pessoas, por exemplo, têm montes de cuidados para semear abóboras, e não nasce nada, e depois, se atirarem uma abóbora para um canto qualquer, é muito provável que as sementes germinem todas!

No outono passado colhi uma única cabaça, que por sinal teve um desenvolvimento deficiente e estava meia apodrecida. De qualquer as formas quis recolher as sementes, e despejei-as num vaso grande de cimento onde tenho um Acer palmatum e deixei-as ali, para que ficassem a secar. Entretanto esqueci-me delas, e com toda a chuva deste inverno, e porque a terra terá impermeabilizado o buraco do vaso, e quando dei conta, estava o vaso cheio de água até à borda, e as sementes ficaram ali, imenso tempo submersas em água. Pensei logo, que dali, nenhuma semente se aproveitaria.

Semente de cabaça

Pois estava bem enganado! Ontem, quando estava a tirar algumas ervas do vaso, reparo que já estavam várias sementes germinadas, e hoje mais umas quantas também já estavam a furar a terra!

Semente de cabaça a germinar

Com muito cuidado, arranquei as pequeninas plantas, e transplantei-as para copos plásticos, onde deixarei desenvolver até serem depois plantadas na terra. Entretanto lembrei-me que tinha uma outra variedade que comprei no ano passado, e coloquei a germinar, veremos se nasce alguma coisa!

Sementes de cabaça transplantadas

A cabaça é uma planta trepadeira anual, que pode ter vários usos. Antigamente eram usadas como recipiente para líquidos, símbolo, por exemplo, a par do cajado, dos peregrinos do caminho de Santiago, mas entretanto foi substituída pelo cantil. Hoje em dia são usadas maioritariamente usadas como matéria-prima para peças de artesanato, e são usadas também em instrumentos musicais, estou-me a lembrar do berimbau. Mas podem ter ainda outras utilidades, como por exemplo, servirem de ninho artificial para as aves, bastando para tal, fazer-lhes uma abertura, e isso ainda hei-de experimentar!

Sem comentários:

Enviar um comentário