domingo, 18 de outubro de 2015

Tomar: dois anos depois

Estão quase a passar dois anos que estive em Tomar, de visita ao Convento de Cristo e à Mata Nacional dos Sete Montes. Na altura trouxe umas azeitonas caídas no chão e retirei duas pequenas estacas de pyracanta que encontrei no monte e que meti dentro de uma garrafa de água até chegar a casa. E quase dois anos depois as sementes germinaram e da estaca ter pegado, já estão ambas de bom tamanho:





Curiosamente, as duas sementes tiveram comportamentos muito diferentes. Uma como se vê na imaginem cresceu imenso (já com mais de um metro), enquanto que a outra, não sei bem porquê, ainda está muito pequena e com apenas alguns centímetros. Contudo está agora a dar origem a novos rebentos e por certo irá começar a crescer normalmente. 


Eu trouxe uma estaca de uma pyracanta de Tomar, unicamente porque não tenho aquela variedade de fruto, que tem uma tonalidade bem vermelha, enquanto que as que tenho dão frutos cor-de-laranja. 



E então daqueles dois rebentos laterais da pyracanta, resolvi fazer mais umas cinco estacas para propagar mais, visto que só ter este exemplar. 




Aproveitarei as plantas que daqui surgirem (e a taxa de sucesso é mesmo muito elevada) provavelmente para para fazer mais uns bonsais. E o melhor para ter uma planta com o tronco bem grosso rapidamente, é planta-la diretamente na terra e depois arrancar quando se achar que já tem o porte necessário. Quanto à oliveira grande ainda não sei o que lhe vou fazer. Para já está num vaso de trinta litros, mas tenho de começar a pensar no que fazer dela e começar a podá-la até para limitar o crescimento das raízes. Não sei se por exemplo a pode em formato bola (topiaria)... ainda estou um pouco indeciso. Mas de qualquer das formas estou orgulhoso por estes exemplares que tenho, em jeito de recordação, da minha visita ao Convento de Cristo e respetiva Mata em 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário