sábado, 30 de janeiro de 2016

A Magnólia do Ardina

Ontem sexta-feira. Aquela hora da manhã deveria estar a trabalhar, fechado dentro de quatro paredes, e não de máquina fotográfica ao ombro aproveitando aquela luz de inverno espetacular sobre a cidade do Porto. Aproveitei o tempo que ainda tinha e fui à Praça da Liberdade, especificamente, para fotografar uma das muitas magnólias caducas híbridas (Magnolia soulangeana) que começaram a florir pela cidade. 



E já que falo na Praça da Liberdade, não posso deixar de referir que as flores destas magnólias, são agora  o que de muito pouco florido por lá existe, e que é pena. Onde antes das obras de requalificação existia o verde da relva e os jardins floridos, existe agora unicamente cimento. Escolhas arquitetónicas muito questionáveis no meu modesto entender.



A magnólia em questão, é a que está junto da estátua do ardina, junto da Igreja dos Congregados e da Estação de São Bento. O tempo era pouco, não dispunha de muito tempo para procurar os melhores ângulos, e principalmente esperar que as dezenas de pessoas (muitas vezes turistas) que por ali se deslocam, para os seus trabalhos ou a passeio, saíssem fora do enquadramento.





2 comentários:

  1. Magnifica Magnolia, parabéns pelo registo! Quase que dá vontade de dar um saltinho até ao Porto para apreciar tal beleza. ;) aqui no sul, os híbridos de folha caduca são raros, infelizmente estas magnólias detestam os solos calcários e secura no Verão.

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso até tinha previsto deslocar-me este fim-de-semana ao Porto, propositadamente para dar um passeio e fazer uma recolha de imagens das magnólias de folha branca que se vão vendo. Mais até em jardins de particulares que em parques ou jardins públicos. Acho que se vêem muitas mais magnólias em parque e jardins mas as de folha permanente, que daqui por algumas semanas também estarão em flor. Infelizmente este fim-de-semana está cinzento pouco propício para fotografias, mas espero brevemente colocar aqui mais uma quantas fotografias de magnólias em flor ;)
    Ah, já agora a vir ao Porto/norte é aproveitar para ver as camélias, flor tão típica de cá também e que estão também agora a florir em força!

    ResponderEliminar