quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Árvores que matam a fome

Ao invés de árvores, normalmente exóticas como os eucaliptos, que vieram lá do outro lado do mundo e que só trazem miséria, outras há, ou ainda vão havendo, e que sempre aqui estiveram, que nascem espontaneamente por aí e que quando chega o Outono, onde ainda as há, matam a fome a quem comer das suas sementes ou dos seus frutos.


As castanhas são as sementes dos castanheiros. É a castanha que dará origem a uma nova árvore. Os frutos são os ouriços, muito bem protegidos como um verdadeiro ouriço-cacheiro, que protegem as suas preciosas e saborosas sementes, que por norma são uma ou duas, ou por vezes até três.

Outrora muito usada na nossa alimentação, a castanha (tal como a bolota ou landra que passou quase só a alimentar só os animais) acabou por cair em desuso, e é hoje um produto muito caro, podendo passar facilmente os 3 ou 4€/Kg.

Mas nas aldeias, como onde vivo, ainda há castanheiros que crescem espontanemente, um aqui, outro ali, castanheiros que quase não são de ninguém, e na verdade a terra não é mesmo de ninguém. Quem vive na aldeia não precisa ir comprar castanhas ao hipermercado, basta levantar-se cedo, ir dar uma caminhada e esperar que os castanheiros tenham sido generosos durante a noite. 


Depois de apanhadas é trazer para casa e comê-las. Eu tanto como cruas ou preferencialmente assadas no moliço. Só lhes faço um golpe na casca para não rebentarem, e deito-lhes fogo. Depois é só esperar uns minutos e estão prontas a comer. 






2 comentários:

  1. Hummm são tão boas as castanhas assadas.
    :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá A* bom dia,
      Eu adoro castanhas, cruas ou assadas e fazem muito bem à saúde.
      Grato pela visita.
      Beijinho

      Eliminar