domingo, 20 de novembro de 2016

Porque racham as romãs?

Por estes dias observava, fascinado, as primeiras romãs da minha romãzeira. Uns frutos quase pareceram ter crescido aos pares, e uns cresceram muito ao passo que outros ficaram bem mais pequenos. E um grande fruto (como é normal acontecer com as romãs) estava completamente rachado ao dependuro, ficando quase só uma espécie de tampa agarrada ao ramo que suportava o fruto, como que convidando toda a gente para provar do fruto (sementes) saboroso. 


E isto fez-me transportar no tempo e lembrar que, certa vez, um professor deu-me boleia no seu Renault 4L e tinha em cima do tablier, como que a servir de decoração, várias romãs de tamanho médio, e pareciam quatro autênticas bolas de madeira! Olhar para as minhas primeiras romãs todas rachadas, completou essa informação das romãs em cima do tablier, que mais pareciam quatro bolas de madeira. 

As plantas dão flores mas não é para agradar aos olhos dos humanos, ou porque são seres vivos verdadeiramente altruístas e dão alimento gratuito aos insetos que se alimentam do pólen ou dos animais que se alimentam dos seus frutos. Não há flores, frutos nem pólenes grátis. Tudo está inserido numa perfeita cadeia que cumpre uma missão.   

A romã dá os seus preciosos frutos, que guardam as suas saborosas sementes, porque o arbusto ou pequena árvore quer-se propagar. E lá está, se os frutos não rachassem, cairiam ao chão e ficariam as tais bolas duras, que impediriam a dispersão das sementes. Então a árvore arquitetou esta brilhante estratégia de abrir os frutos, e envolver as sementes de uma polpa saborosíssima que atrai todo de aves, sem falar, é claro, em nós humanos!



E se as romãs começam a rachar significa que os frutos estão maduros. E é provavelmente graças a esta estratégia, que a romã se dispersou pelo mundo graças aos pássaros. Eu bem vi muitas vezes ali, os pássaros, alguns piscos de volta das romãs abertas. E eu dividi, mais ou menos irmamente, pois retirei a parte maior para mim (também sou maior não é?) e deixei a pequena tampa para os pássaros!

E os frutos são de facto muito saborosos, mas da forma como as sementes estão projetadas, os pássaros só têm mesmo é de comer a saborosa polpa com semente e tudo (tal como nós comemos os maracujás por exemplo!) e mais tarde, sabe-se lá quantos quilómetros depois, libertam-nas e estas tentarão a sua sorte onde forem aterrar. 

A romãzeira é originária da Ásia e mais tarde difundida pelos países do Mediterrâneo. E foram, por exemplo, encontradas romãs em túmulos egípcios que datam de há 4500 anos. E os árabes, que apreciavam muito a romã, introduziram-na também em Espanha, e não é à toa que Granada significa romã em espanhol.

Do muito simbolismo associado à árvore e ao fruto, está desde logo a fecundidade. No que se refere às propriedades medicinais, o fruto é usado como adstringente e vermífugo. 

18 comentários:

  1. Me han encantado las fotos, felicidades!! Un saludo desde Plantukis

    ResponderEliminar
  2. MUITO BONS OS VOSSOS COMENTARIOS, MAS NÃO ESCLARECERAM PORQUE RACHAM AS ROMÃS E QUAL SERIA O MELHOR CAMINHO PARA QUE ISSO NÃO ACONTEÇA?
    OBRIGADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu expliquei porquê! As romãs têm mesmo de rachar para que as sementes se possam propagar!

      Eliminar
    2. mas ninguem sabe a razão porque racham? nao é por estarem maduras, elas racham ainda verdes.
      será a questão das regas?
      obrigado.

      Eliminar
    3. mas ninguem sabe a razão porque racham? nao é por estarem maduras, elas racham ainda verdes.
      será a questão das regas?
      obrigado.

      Eliminar
  3. as minhas romas racham e tem manchas escuras, você não explicou porque ?

    ResponderEliminar
  4. A gente encontra romãs perfeitas nos supermercados . Também vi na Grecia plantações de romãs , lotadas de frutas , maduras e não vi uma só aberta ou rachada . Porque ? É isto que gostaria de saber .
    Quem souber o porque agradeço a explicação .

    ResponderEliminar
  5. realmente gostaria de saber porque as romas racham eas manchas pretas sobre elas e mais tem tambem aqueles insetos sobre os frutos parecidos com barbeiros. Meu romazeiro esta infestado dessas pragas alguem poderia me ajudar. me envie uma formula para controlar isso ou acabar com essas pragas. vou deixar meu email me ajudem: alexandreraffajire@gmail.com. obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Pois é meus amigos. Eu também gostaria de saber como evitar ver as minhas romãs rachadas todos os anos.
    O que na verdade, dá para perder uma grande parte do delicioso fruto. E eu sem saber o que fazer.
    Agradecia que alguém podes-se dar uma resposta concreta. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho o mesmo problema todos os anos. Por isso , essa resposta de estarem os frutos maduros não me convence.

      Eliminar
  7. De facto sempre gostei muito de romã e tenho uma no meu jardim uma vez que ela em flor é lindissima,mas tenho passado os ultimos anos emigrado e continuei a comer todas as semanas azé porque dizem fazer bem a prostata se é ou não eu tenho me dado bem .O problema era que quando vinha de ferias em julho eu enchia os olhos com tanta flor mas depois na epoca de as comer estavam todas rachadas descobri que ela estava plantada numa terra que a 50 centimetro era pedra por baixo então fiz uma cerca a volta e meti mais terra ela melhorou muito mas ehu não estava ca para a regar ,Agora vim de ves para portugal e tratei bem dela tem umas romãs enormes com a pele macia e sem qualquer mancha mas de cerca de 20 frutos (a arvore é pequena)e ja comi 4 que estavam a rachar ela apreciou a companhia e otratamento mas acho que o problema se vai manter talvez o clima ca no norte(Famalicão) não seja o ideal mas não me ralo pois todos os dias faç0 a visita e o pequeno almoço acontece no jardim Penso que serà natural telvez isso aconteça para manter a continuação da especie pois com a casca dura não se conseguiria reproduzir digo eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou precisamente dessa opinião, nós vemos um problema onde ele simplesmente não existe. Já por outro lado ninguém se queixa de os ouriços dos castanheiros abrirem e deixarem cair as castanhas, que, lá está, darão origem a novos catanheiros! As romãs têm de abrir - se não como é que a semente caía ao chão?
      ;)

      Eliminar
  8. Necessário a formula NPK 30 10 10 fiz e resolveu !

    ResponderEliminar
  9. Na verdade a quando a Romazeira tem as frutas a rachar isso deve-se à casca fina em resultado da falta de nutrientes. Fertilize a árvore e o problema está resolvido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual o melhor nutriente para a romanzaeira. As minhas romãs são muito azedas/ácidas,

      Eliminar
    2. As minha são doces muito saborosas mas pequenas e elas racham também elas cascas são macias uso 101010 como fertilizante

      Eliminar