sábado, 28 de julho de 2018

Curcuma - Açafrão-da-Terra

Em nova visita ao Festival de Jardins de Ponte de Lima, desta feita na companhia dos pais, acabei por comprar conjuntamente com a minha mãe, mais algumas plantinhas que a mesma senhora que lá estava no ano anterior (do Horto "Viveiro da Portagem") tinha à venda ali junto ao centro histórico. 

Uma das plantas que chamou a atenção da minha mãe, daí o evidente interesse comercial da planta, foram as flores da Curcuma, planta que desconhecia, que é da família do gengibre (também conhecida por açafrão indiano ou gengibre amarelo). 


À primeira vista a planta em si, aparentemente, é quase uma espécie de jarro e como referi o que nos chama a atenção é a sua flor (e existem de várias cores). 


Na etiqueta que vinha junto com o pequenino vaso, fica-se a saber que a planta deve ser mantida numa temperatura entre os 15 e os 30 graus e regar duas vezes por semana. Deve-se evitar o sol direto pois vai queimar as suas tenras folhas bem com, no Inverno, a geada que mataria a planta. O ideal será colocar a planta num local onde apanhe muita luz mas com sol indireto e que esteja abrigada no inverno. A senhora também logo recomendou, para se ter atenção ao planta-la na terra pois os ratos também gostam muito dos seus tubérculos. "Eles também sabem o que é bom"!

Um pequeno vaso com esta planta (que entretanto foi mudado para um maior) custou 12€.

1 comentário:

  1. Eu comprei esta planta recentemente porque vi pela primeira vez (não conhecia) e apaixonei-me logo. Só que a minha planta fica com as flores murchas e não se aguenta muito tempo. Será água a menos?

    ResponderEliminar