domingo, 28 de abril de 2019

Salamandra Emerge das Profundezas

Já há bastante tempo que não partilhava aqui um vídeo (ou fotografias) sobre a fauna do meu jardim, mas hoje, tive a oportunidade, com alguma sorte, de conseguir filmar algo que para mim foi fantástico:


Depois de ter movido uma enorme piracanta de sítio (estava num grande recipiente sem fundo, com as raízes agarradas ao solo) e de ter que cortar as raízes da terra com uma foice e de ter cavado um bocado à volta, eis se não quando, passado um bom bocado de tempo (entretanto andava a podar algumas heras) e vejo, a alguma distância, emergir da terra aquilo que, à primeira vista parecia um sapo! De imediato aproximo-me, mas afinal não era um sapo!, era sim uma salamandra, que deveria estar enterrada bem fundo!

De imediato, após se erguer da terra, as formigas, como se pode ver no vídeo, começaram a atacá-la, mas ela aos poucos foi-se livrando delas, e, vagarosamente tratou de se ir esconder para junto das heras.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Olá! E por onde anda ela agora? Continua no jardim ou escapou-se? Que fantástico mesmo!Nunca vi nenhuma mas sempre as adorei por causa da combinação de cores, creio que desde o tempo em que primeiro as vi nos cromos da colecção Panorama Zoológico! Quem diria que tinha aí uma salamandra! Até já parece o National Geographic!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha!

      Olhe que aqui no blogue já partilhei algumas coisas dignas do National Geografic! Ou um National Geografic caseiro vá! Olhe, aqui nestes links também já tinha mostrado mais salamandras que apareceram cá em casa:

      https://bucolico-anonimo.blogspot.com/2013/12/descoberta-inesperada.html

      https://bucolico-anonimo.blogspot.com/2018/05/salamandra-bebe.html

      Quanto à salamandra do vídeo, essa tratou de se ir esconder atrás das heras, que estão coladas ao muro e lá foi à sua vida, provavelmente continuar a dormir o seu sono descansada!
      No cimo do blogue, por baixo do título e na etiqueta "Fauna" por certo encontrará os momentos mais "Natinal Geografic" cá do blogue!

      Eliminar