domingo, 7 de junho de 2020

As Andorinhas Começaram um Ninho Cá em Casa!

Acho que cá em casa dos meus pais este ano andamos com bastante sorte. Depois dos ouriços agora foi a vez das andorinhas, pela primeira vez!, se terem decidido a fazer um ninho mesmo junto à cumeeira, abrigadas da beirada do telhado. Daí que estas andorinhas sejam mesmo conhecidas por andorinhas-dos-beirais, por tradicionalmente regressarem a Portugal todas as Primaveras e fazerem os seus ninhos nas casas ou outras estruturas feitas por humanos e nos tolerarem muito bem, aproximando-se sem grande receio. 

Foi talvez há duas semanas que vi as duas andorinhas ali pousadas, como que a avaliar o sítio. Entretanto foi a minha mãe, já avisada, que me disse que elas já tinha começado a construção do ninho. E então hoje de manhã - porque ao que parece elas só trabalham mesmo de manhã! - fui-me colocar a jeito de as conseguir fotografar, mas ainda tive que esperar bastante tempo. As primeiras fotografias nem ficaram grande coisa, mas depois de terem ido, de novo, buscar lama (com a qual fazem a construção) como demoraram tanto, e até estava frio, eu acabei mesmo por debandar. Mas conto entretanto (até porque temos dois feriados esta semana) conseguir melhores fotografias. 

O que me deixa intrigado é estarem a começar um ninho nesta altura, que ainda demorará algum tempo a ficar pronto, e depois da postura a prole só eclodirá cerca de três semanas depois, e eu estou em crer que hoje mesmo fotografei já crias de bom tamanho, mas, como não sou nada entendido no tema, posso estar a dizer um disparate. Tudo isto porque no final do Verão elas rumarão a outras paragens. Mas eu, qual paparazzi estarei atento e tentarei ir percebendo o que se vai passando:




E aqui, duas das cinco andorinhas que pousaram no fio de eletricidade, e que me pareciam até ser crias, mas isto sem nenhuma certeza:



# PAREM DE DESTRUIR NINHOS DE ANDORINHAS DOS BEIRAIS


8 comentários:

  1. Espetáculo ��

    ResponderEliminar
  2. A isto podemos chamar sustentabilidade, saudável coabitação com a Natureza envolvente!
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda assim eu acho que este ninho não será para levar a sério!

      Eliminar
  3. Diz, quem sabe ou julga saber, que dão sorte...
    Que assim seja. 🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Acho que são mais crendices infundadas (tal como por exemplo o canto da coruja trás a morte) mas é um espetáculo vê-las a trabalhar!

      Eliminar
  4. A semana passada fui tratar da ligação da luz e o prédio onde está a EDP tem um telheiro sobre a porta da entrada. De repente começam a entrar as andorinhas, mesmo a rasar a nossa cabeça, sem medo nenhum, para debaixo desse telheiro. Julgo que havia lá dois ninhos, bem escondidos, na estrutura de madeira: ouviam-se pios. A velocidade com que entravam era de espantar. Estava tudo deliciado a assistir. Mas há gente que destrói os ninhos, infelizmente. Gostava de ter um ninho na varanda. A casa para onde vou não tem muitas árvores perto. Esta tinha uma árvore enorme nas traseiras e eu adorava examinar as muitas aves que ali se juntavam. Vou mesmo sentir a falta dessa árvore. Mas não se pode ter tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, ainda há dias creio que no Público...cá está:
      https://www.publico.pt/2020/04/20/local/noticia/ha-solucao-incluindo-tribunais-parem-destruir-ninhos-andorinhasdos-beirais-1912914

      As andorinhas são aves insetívoras, quanto menos houver, mais os mosquitos proliferarão! Não se compreende tanta ignorância.

      Eliminar