sábado, 23 de maio de 2020

Ninho de Ouriços


Ontem à tarde liga-me a minha mãe para o trabalho a contar que o meu padrasto, que tinha andado a cortar a erva do terreno ao lado, que está ao abandono, e que tinha encontrado um ninho com ouriços! Como o ninho ficou a descoberto a minha mãe trouxe o ninho e a mãe para o nosso terreno, e colocou-o escondido só com uma abertura para a mãe entrar e sair. Só que, contou-me depois, passado um bocado quando foi lá ver de novo, já a mãe lá não estava e faltava uma cria, sinal que se iria mover para um sítio que ela achasse melhor, tal como por exemplo fazem as gatas. Quando cheguei a casa ainda pude fotografar as crias, que foram de novo colocadas no sítio onde a minha mãe as deixou, mas agora de manhã já lá não estavam, querendo eu acreditar que foi a mãe que as moveu ouvindo o chamamento das crias. 

Já depois de, pela primeira vez ter tocado num ouriço, a minha mãe encontrou uma pequena cria a comer na pilha de estrume, e agora encontramos um ninho com recém nascidos, que são, no meu entender, a coisa mais fofinha do mundo:





* entretanto a minha amiga que entende bastante de animais disse-me que eu não deveria ter pegado nas crias com as mãos para não deixar o meu cheiro nas crias porque há sempre a probabilidade da mãe os rejeitar ou até matar. Segundo ela devemos fazê-lo com luvas.


3 comentários:

  1. <3 Quanta inveja! Tenho uma adoração por estes animais despoletada por uma foto que vi na internet há muitos anos e que deu a volta ao mundo. Como sempre, a foto estava a ser partilhada sem autoria. Demorei até encontrar a fotógrafa e a ver mais fotos dos ouriços. Tenho isso no meu blogue, algures. Os pequeninos vêm ao mundo e podem ser comidos pela mãe se achar que correm perigo. Não há uma explicação certa para tala facto. Acontece. Os rejeitados também podem ser comidos!E por isso durante as primeiras semanas de vida não devemos tocar neles, ou no ninho, apenas vigiar. Creio, pois, que a tua amiga estará certa. São o máximo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aprendi, e já passei a informação aos meus pais que nem sempre me ouvem! Mas pronto, foi muito fixe tê-los visto. Gostava de ter um ou dois em minha casa e torná-los mais domesticados, ainda que (shuuu) seja proibido por lei, mas também seria para andarem livremente pelo jardim.

      Eliminar
  2. Como eu. Há quem tenha em cativeiro, mas eu não quereria isso. Se tivesse um jardim grande tentaria que se instalassem!

    ResponderEliminar