domingo, 31 de maio de 2020

Aquáticas Exóticas e Invasoras


Eu propago umas quantas plantas aquáticas unicamente para servirem de alimentação para as tartarugas. Não é preciso muito para as arranjar, basta ir ao rio. A última planta aquática que me apercebi ter trazido para casa (certamente agarrada a outras plantas) foi a azola, um pequeno feto aquático que por vezes adquire uma cor vermelha como se vê na fotografia. Mas o que me surpreendeu verdadeiramente foi a sua velocidade de propagação, um verdadeiro vírus! Todos nós sabemos que a lentilha-de-água se propaga rapidamente, pois a azola ainda é mais rápida! O que não sabia era que é capaz de formar tapetes de trinta centímetros de espessura (li a informação em Invasoras.pt) e facilmente se perceberá o problema que a planta causará não tendo predadores naturais, que é o que não acontece no meu lago das tartarugas! Seja lentilha-de-água ou azola, e por mais quantidade que deite no lago, elas desaparecem muito rapidamente em poucos dias.  

As únicas aquáticas que comprei foi a salvinia e a alface de água. A salvinia comprei mesmo num horto, creio que 2€ deu para várias plantas num saquinho plástico; a alface-de-água (Pistia) comprei na internet a um particular e não queria acreditar quando na volta do correio, pelos 5€ que paguei chegaram-me umas coisinhas muito minúsculas, que não se propagaram e foi com alguma dificuldade que as consegue manter vivas. Mas neste caso comprei-as porque acho a planta bastante decorativa. Veremos se agora com as temperaturas a subir vai conseguir propagar-se. A salvinia também se propaga razoavelmente bem, mas não se dá bem com o frio do Inverno. 

2 comentários:

  1. De plantas de água é que não entendo nada. É zero, mesmo. A marina da Figueira da Foz foi há meses invadida por umas plantas tais que as embarcações nem conseguiam sair de lá! Creio que era jacintos de água.

    ResponderEliminar