domingo, 3 de maio de 2020

O Sargaço É A coisa Mais Bonita Que Tens Cá Em Casa


Foi em 2014 que o meu sargaço (Cistus salviifolius L.) floriu pela primeira vez. Resolvi na altura plantar um sargaço  bem como erva-das-sete-sangrias ou sargacinha (Lithospermum diffusum) porque aqui por estas bandas nascem um pouco por todo o lado e porque sempre as achei extremamente decorativas. Estava assim em 2014 quando floriu:


Quando na altura a minha mãe viu o que tinha plantado perguntou-me: "agora andas a plantar mato no jardim"?  Isto não me desanimou minimamente porque estava seguro que iria resultar e a verdade é que o tempo me deu razão. Desde há uns dois ou três anos que, sempre que a minha mãe vem cá a casa que me diz: "o sargaço é a coisa coisa mais bonita que tens cá em casa"! 



Além de na minha opinião resultar bem, estamos a falar de uma planta autóctone, perfeitamente ambientada ao nosso clima. Não é preciso adubar, regar, não é preciso fazer nada, que ela estabelece-se muito bem. Mas o sargaço em particular ainda tem uma outra vantagem muito importante que é o facto de ser uma planta melífera, ou seja, é muito importante para as abelhas, que sempre que está em flor andam de volta delas como se pode ver pelas imagens:





Sem comentários:

Enviar um comentário