sábado, 9 de maio de 2020

Projeto Quarentena II - Plantar as Suculentas no Canteiro



Eu estava a pensar partilhar aqui o resultado final do meu primeiro canteiro de suculentas só quando tivesse tudo mais estabilizado e definitivo mas, se calhar até para ir dando conta da evolução das coisas, já aqui vão ficar as imagens dos avanços que fiz.

Foi no fim-de-semana passado, mesmo no fim da minha quarentena que procedi à plantação dos catos e suculentas, podendo assim fazer jus ao título de projeto quarentena! 

Depois de ter acrescentado ainda mais alguma terra ao canteiro em relação ao que mostrei na última publicação, comecei então a plantação propriamente dita. Tive várias ideias, várias possibilidades, era como se eu fosse um pintor em que o canteiro era a minha tela em branco. 

A ideia foi usar catos e suculentas que sei que são relativamente resistentes a estar no exterior, à chuva e ao sol, e tentar criar algo minimamente harmonioso à vista. 

A primeira planta que plantei foi um aeonium, junto à escada e ladeei-a por dois agaves dragão (Agave attenuata). Sim, é verdade que os agaves crescem muito mas, quando isso começar a acontecer arranco-os e substituo-os por outros mais pequenos. A ideia é mesmo que o espaço seja dinâmico e eu posso ir trocando e adicionando plantados ou fazendo substituições, até porque, para já, só ali plantei coisas que tinha por casa. 


Depois de ter começado por este canto fui para a zona central do canteiro, onde comecei por plantar um Aloe vera grande ladeado de algumas jade (Crassula ovata) e na frente coloquei várias echeverias, vários aeonium de outra espécie, uma medusa, mas fui tão lançado que depois acabei mesmo por modificar a disposição de algumas plantas. 


Depois das alterações ficou assim:


O lado direito reservei para os picos. Ali plantei alguns catos que trouxe recentemente para casa e que estavam abandonados junto a uma estrada e muitos Echinopsis que tinha numa floreira e que também trouxe para casa do lixo, que como se sabe é dos meus melhores fornecedores de plantas grátis! Ao lado plantei também a pequena coroa-de-cristo (Euphorbia milii) que está em flor o ano inteiro e gosto especialmente.




E quase duzentas plantas depois foi este o resultado:




Foi assim que a coisa ficou no fim-de-semana passado, ainda que nas fotos não apareçam uns Sedum hirsutum que apanhei no monte e coloquei posteriormente. O espaço ainda irá certamente sofrer algumas alterações, mas o mais difícil está feito. Nesta semana que passou notei que algumas suculentas sofreram com o calor e ficaram com as folhas assadas. Vamos ver se se ambientam bem, caso contrário terei que substituir algumas, mas eu creio que se ambientarão bem, mas sofrerão sempre um pouco com este excesso de calor a que não estavam habituadas. E assim que tenha novidades irei partilhando. 

2 comentários:

  1. Está muito bonito o teu canteiro! Parabéns pela harmonia que conseguiste!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ceres! Digamos que isto é a primeira versão :) e daqui para a frente só tem que melhorar!

      Eliminar