terça-feira, 28 de abril de 2020

Projeto Quarentena: O Primeiro Canteiro de Suculentas

Por causa da pandemia há algum tempo que à semelhança de muitos outros portugueses estou por casa. Nestas últimas semanas de Abril, e apesar de ter muitas outras coisas que fazer, decidi começar a meter mãos à obra nos planos de fazer um canteiro de suculentas. A verdade é que, apesar de ter suculentas há muitos anos, sempre as tive quase exclusivamente em vasos, excluindo talvez o enorme cato isolado que está no espaço das tartarugas. 

Eu tenho algumas ideias para os diferentes espaços, mas já há algum tempo que olhava para o pequeno canteiro em defronte da casa como uma boa possibilidade para um canteiro de suculentas, e essa ideia saiu ainda mais reforçada depois que arranquei as duas enormes estrelícias que por ali estavam. E colocar ali suculentas, que sejam resistentes a estar no exterior, sempre me pareceu que poderia resultar visto ser uma zona virada a sul, bastante quente, e que ainda por cima está abrigada pela casa. 

Este espaço estava em obras de jardinagem porque eu tinha decido substituir o relvado, de graminha Santo Agostinho por graminha brasileira. Comecei por atirar uma mangueira ali para cima e deixá-la cair e assim ficou delimitado o espaço para o canteiro das suculentas:




Só para relembrar, e aproveitando aqui uma fotografia antiga do blogue, há não muito tempo esta área estava assim:


Próximo passo: meter umas estacas para delimitar a zona onde estava a mangueira para depois poder retirá-la:



Seguidamente continuei a arrancar a relva que era para sair:


Arrancada a relva, continuar a plantar a graminha brasileira (Axonopus compressus):



Em tempos de estado de emergência não dava para sair de casa e visitar algumas lojas e hortos para ver ou eventualmente comprar algo para delimitar o canteiro. Então tive que me socorrer do que tinha, que eram pedras, mais ou menos redondas que havia cá por casa, e retirei de onde estavam e vieram para aqui. E este processo ainda foi ligeiramente demorado porque isto não é simplesmente atirar a pedras para ali e já está! Não, aquilo tinha que encaixar da melhor forma possível!





Colocadas as pedras dei uma cavadela na terra, até para retirar alguns bocado de relva enterrados e arranquei o bocado de graminha brasileira que ficou dentro da área do canteiro:



Depois da terra cavada e soltinha resolvi desmontar umas caixas e estender os papelões por cima. Porquê? Porque ali naquela zona encostada à parede nasce muito trevo, então, creio que, até ao cartão se desfazer ira servir de barreira a que as infestantes passem. Veremos se resulta, acho que sim!



Área delimitada pronta era tempo de arranjar bastante terra e sobrelevar o canteiro. E talvez ninguém diga a quantidade de terra que aquele espaço engoliu! Foram muitos carros de mão!



Este canteiro será preenchido na sua maioria, senão mesmo na sua totalidade, por suculentas que já tenho, principalmente das que se propagam muito facilmente e que tenho bastantes, mas não está ainda excluída a possibilidade de poder comprar um outro cato mais exuberante para ali plantar. Então comecei a pegar em vários vasos e a colocá-los ali para começar a ter uma ideia do que é que vou plantar e onde. 


Vamos ver. Já tenho a tela e a moldura, os pincéis e as cores prontas a começar a pintar, agora é preciso criatividade para fazer uma bonita pintura. Eu tenho algumas ideias, logo veremos se resultarão de forma satisfatória ou não. Espero em breve dar notícias sobre o resultado final deste canteiro 



4 comentários:

  1. E que grande projecto! Acho que tb fiquei inspirado para fazer um canteiro de suculentas...e curiosamente tb vou arrancar uma estrelícia que pouca flor dá - na verdade pouca piada acho à planta e flor. Há tanta variedade de suculentas, que se pode fazer algo mto interessante. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é assi muito grande, mas agora que já comecei a plantar as suculentas vejo como aquilo ainda engole ali muita planta! As estrelícias conforme vai passando o tempo alargam muito depois ficam aqueles paus velhos lá pelo meio e é preciso andar sempre a podar as flores velhas, já andava um bocado farto daquilo. Eu estou a colocar só plantas resistentes a estar no exterior e muitas que tenho por casa. Vamos ver se faço algo que fique minimamente atrativo!

      Eliminar
  2. Que forma fantástica de passar este período estranho, adoro ver a forma como cuidas do teu jardim.
    Gosto gosto da forma que deste ao canteiro. Com a impossibilidade de sair acabas-te por reutilizar materiais que se tivesses a opção nem te lembrarias, e ficou muito bom. Parabéns!
    Antes da quarentena tinha começado um projecto de jardim, numa casa dos meus pais, mas ficou interrompido com esta impossibilidade de viajar.
    Andava muito saudosa de lá ir, para saber se tinha nascido alguma coisa do que tinha semeado... ontem tive finalmente noticias, as Tulipas estão floridas! Adoro Tulipas...
    Quando puder lá ir, já não as devo ver, mas pedi para me enviarem um fotografias, estão tão curiosa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu considero que quem tem um pedacinho de terra tem muita sorte neste período de quarentena; quem tem que estar enfiado num apartamento não deve ser fácil, pelo menos para mim, que sempre fui habituado a andar ao ar livre certamente não seria!
      Obrigado! Mas sim, até nem acho que ficou muito mal. Acho que as pedras até resultaram bem, ainda por cima algumas já estão escura do tempo e tudo.
      A quarentena está a acabar (a minha pelo menos!) pelo que quero ver se neste fim-de-semana deixo tudo mais ou menos pronto. Isto agora parece um estaleiro de jardinagem com montes de plantas fora do vaso, tudo espalhado, e eu pareço um pinto, em que as tintas são as plantas e tenho que acabar o quadro e em que o canteiro é a moldura! Vamos ver, queria fazer algo minimamente bonito. Logo se vê!
      E com o fim do emergência também já vais poder viajar e tratar do teu projeto de jardim :)

      Eliminar