quinta-feira, 23 de abril de 2020

As Minhas Sementes Que Espalhei Deram Origem a Azevinhos no Monte


Por estes dias dava uma caminhada pelo monte em busca de um sítio onde pudesse trazer alguma terra para o meu jardim e fiquei mesmo muito contente com o que pude observar. Há já uns bons anos eu tinha pegado em muitas sementes que tinha de azevinho e espalhei-as por aquela zona e esta semana pude verificar que já tem por lá vários azevinhos já grandinhos!

Esta enorme faixa de terreno a mato (que a vizinhança vai cortando) a pinheiros e alguns eucaliptos (que eu vou cortando e deitando abaixo) fica nas traseiras da minha casa, e este local onde os azevinhos nasceram ficará a uma distância de cerca de cem metros da minha casa.






Reflorestar como bem se vê neste simples exemplo é muito fácil. Basta darem sementes autóctones  às pessoas para que simplesmente as larguem nas zonas que interessa reflorestar. Não é preciso ter o trabalho de germinar, deixar as plantas a crescer e depois levar voluntários ou políticos a plantá-las, e em que depois a maioria delas depois irá secar. Como se vê é bem mais simples que isso: basta espalhar as sementes que estas irão desde logo adaptar-se às condições e nascer fortes. Nestes azevinhos não vi cochonilhas nem piolhos, nem qualquer outro tipo de praga que atacam em casa. Estão ali a crescer devagar mas forma sustentada. 

O país tem sido fustigado pelos incêndios e pela eucaliptização. Nada tem sido feito para reflorestar essas zonas com autóctones. E como se vê, não é preciso muito, bastaria distribuir sementes para as pessoas as espalharem, mas infelizmente os gaios fazem mais pela reflorestação do país que as pessoas. E é pena.

2 comentários:

  1. É tão bom ver como a Natureza é generosa a recompensar os nossos gestos~1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! E era tão simplesmente propagar de novo o azevinho e evitar que entre em extinção...Agora eu espero é que a vizinhança não os vá arrancar como já aconteceu num caso ao lado de minha casa. Como aqui estão bem mais escondidos também isso os proteja.

      Eliminar