domingo, 25 de fevereiro de 2024

Euphorbia: do Vaso para a Terra

Esta minha Euphorbia trigona rubra que tinha neste vaso alto junto à garagem estavam muito grande e era evidente para mim que as raízes já tinham tomado conta da terra toda. Decidi então que tinha de retirar o cato dali e transplantá-lo para outro sítio. Tombei o vaso e facilmente consegui retirar um torrão direitinho. 

Coloquei a planta no carro de mão e levei-o para o outro lado da casa, do lado do vizinho para colocar nessa pequena faixa de terreno, entre o lilaseiro e outro cato que já lá estava e onde estão também a cyca e o feto arboreo. 

O cato é bastante frágil e, no transporte acabaram por se partir duas pontas dos canos maiores, que guardei e coloquei num vaso. Tratei de abrir a cova e colocar lá o cato, e arranjei também umas estacas que fui buscar ao monte para servir de tutores. 

Bom, não foi tudo perfeito, mas foi o possível atendendo a dimensão e a fragilidade da planta. Ficou no sítio, agora basta esperar que comece a agarra-se à terra e a puxar novos rebentos. 

O pior foi no dia seguinte! Acordo, vejo-me ao espelho, e tinha a cara do lado esquerdo toda vermelha bem como o próprio olho esquerdo todo vermelho. O que é que aconteceu? O problema foi o cato ter partido as pontas e começado a segregar aquela substância branca leitosa e eu ter andado a fazer o trabalho sem luvas e sem cuidado nenhum! Portanto, já sabem, cuidadinhos com os catos porque o problema não são só os picos!




Sem comentários:

Enviar um comentário