quarta-feira, 14 de agosto de 2013

De onde vens e o que estás aqui a fazer?

Há umas semanas, numa das minhas frequentes caminhadas aqui pela aldeia - como já referido anteriormente, zona recortada pelo Douro e totalmente eucaliptada como convém para a desertificação do país, e ao enriquecimento dos senhores do papel -


deparei-me com um pequeno pinheiro desconhecido para mim. Teria um metro de altura e descobri de imediato que picava que se fartava! e tinha uns frutos que mais pareciam uns caracóis de chocolate!



Eu não me tenho por grande especialista em flora autóctone, mas a primeira impressão que me deu, foi que não se trataria de uma espécie aqui destes lados do globo. 

Para quem gosta de plantas e natureza em geral, por norma gosta de saber os nomes das plantas, muitas vezes até saber o próprio nome científico, e é o que acontece comigo, e este pinheiro não identificado deixou-me o desafio de fazer o trabalho de detetive até chegar à sua identificação.

E de facto acabou por não ser com surpresa para mim, ter encontrado esta espécie, de seu nome Háquea-picante (Hakea sericea Schrader) na lista das espécies invasoras de Portugal. Aquilo que à partida me pareceria um pequeno pinheiro trata-se então de um pequeno arbusto originário - tal como o eucalipto, mimosa ou acácia - da Austrália, que encontra nas beiras dos caminhos e estradas os sítios preferenciais para nascer, exatamente onde o encontrei. Ao que parece, esta espécie é muito utilizada para formar sebes defensivas ou de proteção, e percebe-se perfeitamente porquê, porque pica que se farta!

Sem comentários:

Enviar um comentário