terça-feira, 13 de agosto de 2013

Um gato no telhado


Domingo, o sol já  se estava a pôr, eu tinha acabado de jantar em casa dos meus pais, até que alguém  olha pela janela e repara no gato que se andava a passear pelo telhado da casa vizinha que está abandonada há anos como se deduz facilmente pela ausência de algumas telhas na beirada.


Certamente terá passado a tarde ao fresco, e depois tratou de se levantar porque o estômago já estaria a dar horas! Eu fui buscar a máquina fotográfica, não era propriamente uma cena da vida selvagem,  mas fiquei a fazer de paparazzi e a captar cenas da vida íntima de um gato vadio no telhado!






O bicho não deve ter achado grande piada à violação da sua privacidade e entretanto decidiu subir o telhado e foi para o outro lado. Passado um bocado, já tinha anoitecido, e quem estava agora ao fresco era eu, pois não se podia estar dentro de casa com este calor estúpido do "verão mais frio de sempre", e vi-o a ir para o monte, pé ante pé, silenciosamente, em modo de caça ativo.

E os gatos desenrascam-se muito bem sozinhos. Animal que vive sempre perto do homem, talvez porque junto dele encontrou comida e abrigo, pois onde há humanos há sempre restos de comida - quantas vezes não os vemos a remexer contentores do lixo ou abrigados na sombra de um automóvel? 
Mas no campo ainda se vai cultivando a terra, há agricultura e onde há culturas há sempre muitos roedores e pássaros por perto, e repteis, e toda uma série de animais que fazem parte da sua dieta, nada esquisita como é sabido.

Existem até estudos recentes que o apontam como a maior ameaça da biodiversidade selvagem porque dizimam uma grande percentagem de aves e mamíferos nativos. E o problema não existe só nos animais sem dono muitas vezes mal alimentados, porque como sabemos, mesmo gatos de companhia bem alimentados têm sempre o instinto de caça, estão sempre alerta e tudo que mexa no seu raio de ação corre sério risco de não ter um final feliz.

Mas os estudos, são como os chapéus, há muitos e para todos os gostos, quantas vezes até, diria eu, só para satisfazer quem os paga para serem feitos! 

Mas existe um estudo português que afirma que não, que o gato doméstico não é ameaça para ecossistemas equilibrados e afirma em conclusão que não existem gatos domésticos se não houver humanos e casas por perto. 

Uma coisa é certa, não é preciso nenhum estudo, basta um pouco de senso comum e olharmos à nossa volta para vermos que o gato doméstico, por ser um animal que por norma conseguiu a simpatia do homem - desde que não seja preto cruzes canhoto que é o diabo em figura para os cristãos! Lá está, sempre o diabo com as costas largas! - mas como dizia, pela simpatia que ganhou, porque ninguém consegue resistir a uma cria tão frágil e fofinha que mais parece uma bola de pêlo com uns olhos de cristal, pelo benefício de controlar as populações de ratos na agricultura, tornou-se numa espécie de grande sucesso aprendendo a viver debaixo da proteção do homem, num estado meio domesticado e meio selvagem. 
Multiplicando-se rapidamente, no meu entender sim, acaba por se tornar uma praga para a biodiversidade envolvente, ainda assim, bem longe do primeiro lugar, que está destacadíssimo de todas as outras pragas: o homem. 

5 comentários:

  1. :D Muito giro o gato, adoro a expressão dele 'que homem chato!' :).
    Se se queixa do calor venha passar o verão na costa do Alto Minho, onde é frio todo o ano...mesmo se as temperaturas forem altas, vem sempre um vento frio e forte do Atlântico...uma amiga russa que tive dizia que este vento era pior que a sibéria (mas talvez ela estivesse a exagerar) :).

    Tem graça que uma vizinha minha, senhora velhinha e muito cristã (boa cristã, não cristã hipócrita) que me vem sempre visitar, diz que é muito bom que eu tenha uma gata preta, pois um gato preto protege a família, a casa e dá sorte, diz ela. :) Foi a mesma senhora que me disse que as gatas ruivas são nervosas....não a pude contrariar, pois não tenho provas do contrário, tanto com os gatos pretos como com os ruivos! :D

    ResponderEliminar
  2. É verdade que eu depois aproximei-me mais e devo ter intimidado o bichano!

    Pois, isso aí para cima e junto ao mar, deve ser a verdadeira nortada! E muitas vezes as temperaturas, frias ou altas, não se refletem naquilo que sentimos. Basta o ar ser mais seco ou gélido e a ideia que temos a ideia que é muito mais difícil de suportar, mas mais insuportável que a Sibéria? Beeem!!

    Há muitas crenças e mitos. Curiosamente os ruivos (não os gatos!) também estão associados ao diabo, bruxaria, vampiros, lobisomens etc etc! Ainda ontem se falava do dia mundial do canhoto, e lá está, um dos nomes do anjo caído também é canhoto!
    No fundo, tudo que é diferente, na ignorância das pessoas, tem alguma razão de ser, como te tivesse sido marcado à nascença, para ser olhado como coisa ruim!
    Na feira medieval, por exemplo, estava eu na zona das aves, dos falcões e mochos, e ouvi uma jovem dizer "ai acho que não é bom ver mochos, parece que está associado à morte"!!

    Coitados dos gatos pretos! no entanto como disse também há quem acredite que trazem proteção e boa sorte! :)

    ResponderEliminar
  3. :D
    Pois, aqui o ar é bastante húmido, dando também a ilusão de ser mais fresco.
    Pois é, eu conheci vários ruivos (não sou daquelas pessoas que conhece muita gente, acho que no minho tem mais ruivos que no resto do país) e posso dizer que nenhum deles era inocente ou santinho, calmo...foram todos pessoas difíceis! E alguns eram meus amigos. Até há um ditado russo que diz 'Nunca nenhum ruivo foi santo'' haha! Não quer dizer que concorde com essas ideias mas prontos. :)

    Ai adoro mochos! Há aqui um na árvore em frente à minha casa, adoro ouvir o seu piar! :D

    ResponderEliminar
  4. Agora que penso... não me lembro de muitos ruivos terem passado pela minha vida! Lembro-me de uma professora de francês do 9ºano, tinha sardas, uma cabeleira ruiva imensa, e usava aquelas saias por cima do joelho como a Serenela Andrade aqui há uns anos! e claro despertava a atenção de qualquer adolescente! Mas também era disciplinadora se o pessoal pisava o risco.
    Eles, os ruivos, também como todas as minorias são sempre mais analisados que qualquer pessoa que passe despercebida.
    Não creio que sejam os traços físicos de uma pessoa que identifique o seu perfil. Nem as loiras são todas burras nem a esperteza foi toda para as de cabelo castanho e preto! e nem todos os ruivos serão assim tão difíceis! E no entanto a maioria das mulheres prefere pintar o cabelo de loiro mesmo não sendo essa a cor natural do seu cabelo!! Vê? Não é uma questão de cor mas de cérebro! (um dia destes ainda começo um blog sobre dramas existenciais!! AH AH AH)

    Os mochos são de facto lindíssimos e até é o animal que simboliza a sabedoria muito provavelmente pela sua pose! O bufo-real é qualquer coisa!! Na feira o senhor estava lá com aquilo que eu penso ser um mocho-galego de três meses e deixava as pessoas fazerem-lhe festas, mas dizia só para lhe tocar nas patas e (se não estou em erro) no bico mas há um vídeo na net, se calhar já viu, a fazerem festas na cabeça de um que é mesmo muito giro: http://www.youtube.com/watch?v=3G1PFLuTrgM&list=FLFR2IJZ32dVdKep6nBLfZZA&index=23

    :)

    ResponderEliminar
  5. «Não creio que sejam os traços físicos de uma pessoa que identifique o seu perfil. Nem as loiras são todas burras nem a esperteza foi toda para as de cabelo castanho e preto! e nem todos os ruivos serão assim tão difíceis!»

    Eu sei, mas prontos! :D

    Quanto ao vídeo: *w*
    Aquele mochinho nem parecia a sério....achei-os todos encantadores, muito obrigada! :D

    ResponderEliminar