quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Os picos das folhas do azevinho

Ontem, enquanto dava uma poda nos azevinhos, porque os ramos maiores já cresciam para o passeio e alguns já batiam na caleira do telhado, e depois ficam ali a bater, comecei a observar como as folhas da mesma árvore são bastante diferentes.

Quando pensamos em folhas de azevinho, de imediato visualizamos mentalmente uma folha ondulada e bastante picante, mas a verdade é que, com o tempo, e à medida que a árvore vai crescendo, as folhas vão perdendo os espinhos, e depois é curioso como, na mesma árvore podemos encontrar folhas ainda com picos, e outras já totalmente lisas.

Folhas de azevinho de uma mesma árvore

Se formos comparar um azevinho com três ou quatro anos, nascido de semente deste azevinho mais velho, podemos observar como as diferenças são substanciais. 

Folha de azevinho adulto e folha de azevinho com 3/4 anos

Mais evidente ainda quando comparamos com uma folha que já não apresenta quaisquer picos:


Talvez seja uma interpretação especulativa, mas a ideia que dá, é que os anos vão passando, e a árvore como fica cada vez maior, torna-se mais segura de si, não tendo já tanta necessidade de se defender. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho aqui disponibilizado.
    Cheguei aqui por causa do azevinho.
    Também vou investigar no meu a questão dos picos.
    Como se chamam as variedades que não têm picos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite Zé, bem-vindo!
      Todas as folhas são da mesma espécie de azevinho, os azevinhos silvestres típicos de Portugal, que plantei na adolescência.

      Eliminar