domingo, 23 de março de 2014

Já cheira a jasmim na varanda!

Hoje, perto da minha varanda, já se sentia um odor muito agradável a jasmim. Se não estou em erro, comprei este jasmim no verão de 2011, e terei pago pela planta, que tinha três estacas e cerca de um metro de altura, qualquer coisa como 12€, um verdadeiro disparate diga-se! Um jasmim, é uma trepadeira que cresce bastante rápido, logo, não fez muito sentido ter pago tamanha quantia para o plantar diretamente na terra, pois uma qualquer planta pequena, bem mais barata, muito rapidamente atingiria o mesmo tamanho. 

 Março de 2012 

O meu jasmim este ano abriu as primeiras flores a 11 de março, e curiosamente, por esta altura, os da minha mãe (que eu lhe deu) ainda não abriram qualquer flor. A diferença, a meu ver, residirá nas diferentes condições em que estão. O meu, apanha sol, desde que este nasce, até que o sol se põe, e creio que a diferença estará aí, porque os dela, além de apanharem muito menos horas de sol, estão também numa zona mais fria.

Hoje o meu estava assim:





Convém ir podando, porque se não já o tinha em cima do telhado! E por vezes também é conveniente retirar as folhas envelhecidas. Com os restos da poda, pode-se propagar muito facilmente o jasmim por estaca.  

2 comentários:

  1. Esse jasmim é como uma trepadeira?!!!
    Ou todas podem ser assim....
    A tua está muito bonita também apanha mais solinho.
    A Primavera é uma estação bonita. Tudo floresce.

    ResponderEliminar
  2. Sim, o jasmim comporta-se como uma trepadeira, apesar de não ter gavinhas (como a videira ou o maracujá) ou raízes aéreas como as heras. Mas os novos rebentos vão-se enrolando, tombam, os outros crescem por cima... Mas convém fixar os novos rebentos. Se repares bem na primeira imagem, eu amarrei-o com umas linhas para ele se sustentar encostadinho ao pilar. Depois os rebentos ficam lenhosos e já se sustentam e pode-se tirar.

    ResponderEliminar