terça-feira, 18 de março de 2014

Joaninhas na cidade

Hoje, enquanto fazia tempo à espera de uma pessoa, junto à Praça da República no Porto, resolvi passear-me um pouco pelo Jardim Teófilo Braga (vulgarmente conhecido por Jardim da Praça da República).

Jardim Teófilo Braga (ou Jardim da Praça da República) - Porto

Quem conhece a via de cintura interna, que faz um círculo sobre a cidade, o jardim desta praça, ficará quase no centro desse círculo, ou seja, uma espécie centro geodésico do Porto. 

Estacionei no extremo sul da praça, e dirigi-me para o jardim. Mal entramos no jardim, damos de caras com a estátua do Baco (1916), figura travessa e libertina, deus pagão do álcool e do sexo, e, muito curiosamente, num monumento comemorativo do sexto aniversário da república!

Baco 1916 (António Teixeira Lopes)
Ao redor da estátua, como se vê na imagem acima, um círculo com um arbusto rasteiro extremamente florido cobrindo o solo. Trata-se da Cuphea hyssopifolia, e olhando atentamente observei uma joaninha. 

Joaninha

Mas não era única, olhando por entre os arbustos descobri muitas mais!

Coccinella septempunctata

Cuphea hyssopifolia

Continuei caminhando vagarosamente pelo jardim, aproveitando também para fazer um lanche, e rumando para norte, com vista para o edifício do quartel-general.

Vista para o Quartel General


Chegando à parte norte do jardim, encontramos uma nova estátua, também esta comemorativa da república, no caso, comemorativa do seu centenário e inaugurada, como é lógico, em 5 de outubro de 2010.

Centenário da República

Também esta estátua tem o mesmo círculo com o mesmo arbusto rasteiro, e também aqui encontrei imensas joaninhas. O curioso é que não vi pulgões, não sei se existirão outras fontes de alimento, ou se esta Cuphea terá algum poder de atração sobre elas. De qualquer das formas não deixa de ser muito interessante (e positivo) que, mesmo no meio da segunda maior cidade do país, as joaninhas andam por ali em grande número. 

Sem comentários:

Enviar um comentário