segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Flores d'Inverno: Aloe arborecens

Planta suculenta, vulgarmente chamada de babosa, muito conhecida de todos pelas suas propriedades terapêuticas, e que até dá sempre jeito ter à mão em casa para queimaduras ou outros problemas de pele, este aloe é também muito interessante para se ter no jardim para fins decorativos, e torna-se figura de destaque nesta época, em que exibe a sua invejável floração vermelha.

Já há uns quantos anos que tenho um na frente da casa, mas como estava desprotegido, queimava-se quase todo com a geada. Não morria, e voltava sempre a rebentar na primavera, mas de inverno ficava com um aspeto de meter dó como se pode ver na imagem:

Aloe acastanhado queimado da geada (2009)
Entretanto o pequeno azevinho variegata que está na sua frente resolveu dar um enorme pulo, e agora tornou-se uma proteção natural contra a geada, e o mesmo aloe, está agora enorme, e todos os anos, sempre por esta altura (final de dezembro/início de janeiro) presenteia-me com a sua floração vermelha.

Aloe entre um Pittosporum tobira e um azevinho variegata
Babosa (Aloe arborecens)



Deve ser plantado a sol pleno ou meia-sombra, e não carece de grandes cuidados, o meu por exemplo, é regado unicamente quando chove. Para se propagar é tão simples como, cortar uma haste e meter em terra, que rapidamente ganhará raízes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário