quinta-feira, 8 de maio de 2014

Estrada medicinal

Por estes dias olhava para a estrada em frente da casa dos meus pais, que é em paralelos ou cubos de granito, e reparava como, nos pequenos espaços de saibro, existe uma erva comestível e com propriedades medicinais: a diabelha. 

Diabelha na estrada




As plantas é que sabem qual o melhor sítio para nascerem, e esta erva rasteira, encontra ali, na estrada, em pequenos espaços apertados e num solo extremamente seco, onde passam carros e pessoas a pé, um sítio aparentemente inóspito, o melhor local para viver. 

Diabelha (Plantago coronopus L)



A diabelha é uma planta rasteira, colada ao chão, uma espécie de roseta muito elegante, com umas hastes com pequenas espigas, de onde abrirão as pequenas flores.

As espigas da diabelha

Não sei quase nada sobre as propriedades desta erva, mas sei que a minha mãe em tempos chegou a usá-la em infusão para combater uma febre alta que tive, e que, aparentemente resultou.

6 comentários:

  1. Muitas nem devem xegar a dar flor!!

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia Esta planta mas conheço outras espécies de plantago que são comestíveis e que consumo regularmente obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Lembro me de as apanhar em criança , o nome em Portugal era leituga, serviam de alimento para os coelhos .Mais tarde vi em Paris á venda nos Supermercados..

    ResponderEliminar