quarta-feira, 7 de maio de 2014

Livro em feira de velharias

Como referi na mensagem anterior, no fim-de-semana passado estive em Viana do Castelo. Depois de uma passagem pela Citânia de Santa Luzia (ou cidade velha), ou o que resta dela para a construção do hotel (é assim que se preserva a história e a cultura em Portugal) andei a caminhar pela cidade, e deparei-me com uma feira de velharias no jardim Dom Fernando, que se realiza no primeiro sábado de cada mês. 

Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo)

Eu confesso que gosto de velharias, e claro, comecei logo a botar o olho ao que estava exposto! Logo numa dos primeiros expositores encontrei um livro de plantas, e vi logo que me ia meter em despesas! 

"-Quanto é este livro?" perguntei. "Posso deixar por 5€" disse a senhora. Bom, se calhar é habitual o cliente regatear o preço, e eu ainda comentei que o livro estava um bocado em mau estado, e é verdade, parece que andou na guerra! mas é um livro antigo, e o desgaste é só na capa, e também duvido que arranjasse mais barato. Ainda dei uma vista de olhos pelos restantes expositores, mas as pessoas já estavam a desmontar as coisas e a guardar os artigos. Mas ainda assim, trouxe para casa, mais um livro sobre plantas.





O livro é "O livro das plantas" de Rob Herwig e Claude Riou, edição Círculo de Leitores de 1980, e fala sobre diferentes tipos de plantas, de A a Z, organizadas pelo nome científico, e explica detalhadamente todos os cuidados a ter para poderem ser mantidas no interior das casas ou no local de trabalho. Tem ainda um capítulo dedicado exclusivamente sobre a melhor forma de as expor.


Encontramos catos e suculentas, trepadeiras como o jasmim ou a passiflora, palmeiras, e até árvores como a camélia e a romãzeira, como se vê na imagem. 

3 comentários:

  1. Pelo que falas é um excelente livro! Muito educativo!
    Boa Compra.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!

    A minha mãe tem esse livro! Tem realmente muitas plantas! É engraçado ver que o compraste!

    Cláudia

    ResponderEliminar
  3. Já é um livro antigo (o original é de 1975) mas neste tipo de tema a informação está sempre atual! Plantas de "interior" não é um tema que me interesse muito, mas em cada ficha de cada planta tem sempre uma descrição de que condições precisa para se dar bem, e é sempre interessante saber mais. É mais um para coleção!

    ResponderEliminar