quarta-feira, 8 de julho de 2015

Aranha-vespa

Sábado passado, andava eu a fazer uma limpeza no mato do terreno baldio ao lado de minha casa, para prevenir qualquer eventualidade com os incêndios, e de repente avisto uma aranha-vespa (Argiope bruennichi) bem bonita. Infelizmente como não tinha ali comigo a máquina fotográfica, achei que o melhor seria levar o animal para casa, e deixei-a na relva junto da romãzeira para que, quem sabe, ela a poderia trepar e por ali fazer a sua teia, e depois com sorte conseguir encontrá-la para fotografar. 

Talvez fosse muito pouco provável, mas foi mesmo o que aconteceu agora mesmo antes de jantar. Andava a mudar uns vasos de suculentas, e resolvi passar os olhos por entre a folhagem da romãzeira e lá estava ela à minha espera para uma sessão fotográfica ao entardecer! E como se pode ver à direita na imagem, parece que não teve grande dificuldade em encontrar comida, pois já ali tem uma presa capturada e embrulhada num invólucro sedoso. 

Aranha-vespa (Argiope bruennichi)

Argiope bruennichi tem outros nomes comuns como: cesteira-dos-jardins, tecedeira-vespa, aranha-tigre, tecedeira-de-brünnich ou aranha-dos-jardins. Como referi, encontrei-a no monte, em cima de ervas rasteiras, e agora na romãzeira fez a teia na menos de um metro do solo. 

Li que alimenta-se essencialmente de gafanhotos, e faz sentido, pois eles são aos montes no monte, e no meu jardim também se encontram muitos, e muitas vezes também gostam de comer as partes mais tenras das plantas. Pois agora têm de ter mais respeitinho que eu tenho ali uma aranha-vespa pronta a atacar!








Sem comentários:

Enviar um comentário