Há pequenas coisas que podemos fazer, e que podem fazer toda a diferença, para atrair passarada para os nossos jardins. Na verdade no meu caso, nem preciso fazer muito, visto que vivo num meio rural, e a minha casa está rodeada de algumas árvores, que providenciam abrigo e até alimento. E diversas aves por ali gostam de andar, principalmente os piscos-de-peito-ruivo (no inverno) e os melros e os chamarizes durante todo o ano. Mas como dizia há pequenas coisas que podemos fazer para os atrair, como a colocação de caixas-ninho, bebedouros e comedouros com comida.
Já há algum tempo que tinha em mente improvisar qualquer coisa, para proporcionar à passarada a possibilidade de se banharem e beberem água. Mais incentivado fiquei, quando a minha mãe me contou, que um melro fêmea visitava diariamente numa grande taça que ela tem com papiros, para ali se banhar nos poucos centímetros de água que a taça tem.
Até que recentemente tive a oportunidade de comprar, a um preço bastante acessível, um semeador bastante antigo (terá uns sessenta anos) peça que gostei particularmente para depois servir de decoração, conjuntamente com um lavatório antigo. E como já tinha pensado que um destes lavatórios antigos poderiam ser uma peça bem interessante para servir de bebedouro/banho para a passarada, nem hesitei, e com comprei as duas peças.
O lavatório estava completamente ferrugento e em bastante mau estado como se pode ver:
Além de ferrugento, ao remover a ferrugem encrostada deu para perceber que já tinha levado vários tons de tinta ao longo dos tempos, uma por cima da outra, sem terem retirado a que estava por baixo. Removeu-se as camadas de tinta antigas, e ainda com ferrugem aplicou-se uma tinta própria e já ficou com outro aspeto.
Mas como vêem, não é preciso gastar muito dinheiro naqueles Bird Bath para jardim todos artilhados. Com 5€ no ferro velho, e alguma paciência é possível reciclar uma peça tão usada em casa há umas décadas atrás, e dar-lhe uma nova utilidade.
Resta-me agora tentar colocar o lavatório-bebedouro num sítio que seja mais apropriado - mais ao sol ou à sombra? - para ver se a passarada o usa ou não. E se usarem, e se conseguir tirar algumas fotografias ou até vídeos, depois certamente aqui partilharei.
Ficou fixe! Ideia bem pensada, vamos lá aguardar as fotos de quais vão ser os primeiros 'clientes' nesse teu bar com piscina . :)
ResponderEliminarÉ curioso que, passado todo este tempo, nunca vi nenhum pássaro lá a beber... Na volta ainda reconverto o lavatório num vaso para uma planta pendente...
Eliminar