terça-feira, 7 de março de 2017

Do Deserto ao Eden: Lições de Permacultura vindas de Portugal

Frequentemente são precisos os estrangeiros reconhecer aquilo que de bom se vai fazendo no nosso país, para nós próprios nos olharmos para dentro. O jornal ingês The Guardian que ainda no ano pasado deu destaque, ao facto de Portugal ter estado quatro dias, a consumir energia exclusivamente vinda de fontes renováveis (eólicas), deu hoje destaque, no seu sítio da internet, ao caso de Tamera em Odemira, onde uma pequena comunidade de trinta alemães, que para ali se mudaram em 1995, transformaram por completo o local. 

Apontado como caso de estudo, a comunidade quis ser o mais sustentável possível e decidiu cultivar a sua própria comida em vez de importá-la, mas rapidamente perceberam que precisavam de água para viverem autonomamente. 

Fotografia: Nigel Dickinson



"Quando cheguei a Tamera em 2006 as árvores estavam a morrer e os poços estavam a secar". Naquela altura, nos meses de verão, Tamera parecia um deserto com nenhuma vegetação. Contudo, nos meses de inverno havia inundações. 

Hoje, 200 pessoas de todo o mundo vivem lá. E através de práticas simples de escavação de valas e criação de espaços de retenção de água, os especialistas em ecologia de Tamera transformaram uma área à beira da desertificação e dizem que podem fazer o mesmo em qualquer parte do mundo. 

Ler artigo completo aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário