quinta-feira, 30 de março de 2017

Estevas: A Primeira Flor

Estou em crer que a primeira vez que me pus a admirar estevas foi em 2008 em Monfortinho. Estava de férias, e via aqueles bonitos arbustos, ou matos, muito floridos por todo o lado. Normalmente admiramos tudo o que não temos ao pé de casa, daí já se dizer que "santos da casa não fazem milagres" ou então neste caso: "os matos dos outros são mais floridos que os meus"! Mas desde essa altura que tive em mente arranjar estevas para plantar em casa, só que, lá está, por os santos de casa não fazerem milagres, é que as plantas autóctones não se encontram à venda nos hortos! Então só mesmo passando numa zona de Portugal que as tivesse e as recolhesse do monte.



E estão quase a passar dois anos que andei a passear no distrito de Bragança, e que aproveitei para recolher algumas estevas. Cerca de quatro meses depois, na primeira caminhada que fiz com a associação daqui do concelho, aproveitei para recolher sementes na zona de Alijó. E posso dizer que tudo pegou muito facilmente. As sementes geminaram muito rapidamente, e as estevas que recolhi, quase sem torrão, também acabaram por pegar bem. E nada disto é estranho, estamos a falar de plantas autóctones muito habituadas portanto ao nosso clima. 

Nesta imagem podemos ver as pequeníssima estevas depois de germinarem:


Além de ter plantado uma nas traseiras, plantei também uma esteva na frente da casa, junto à garagem, onde apanha, como convém, muito sol. E foi crescendo muito bem, adquirindo rapidamente um porte arbustivo. Nos últimos dias os botões já quase pareciam irem explodir, e hoje brindaram-me com a primeira flor:





1 comentário: