segunda-feira, 15 de maio de 2017

O Vírus da Moto-Serra ataca Jardins do Porto

Já na semana passada, quando andei a fotografar os pavões nos jardins do Palácio de Cristal que tinha reparado que andaram a deitar uma série de árvores abaixo. Hoje, andavam por lá a serrar enormes ramos de árvores. 

Eu não sou propriamente grande especialista em poda de árvores de grande porte em ambiente urbano, mas também não difere assim tanto de outro tipo qualquer de poda. A única diferença é que as árvores são gigantes. E creio também que não será preciso fazer um curso para perceber o que são podas abusivas - ramos cortados com mais de 30 centímetros - tal como me parece que esta não é a melhor altura do ano para fazer este tipo de trabalhos. Deveriam ser feitas na época de repouso vegetativo, ou seja, de Novembro a Março, e não agora, em que as árvores estão com o máximo do seu vigor. E infelizmente este tipo de podas têm sido recorrentes nos Jardins do Palácio de Cristal, basta pesquisar na internet para se ver as aberrações que se cometeram ao longo dos anos. E podas abusivas diminuem drasticamente o período de vida de árvores, muitas vezes já seculares. 

E o que me parece é que, quando as autarquias pagam a privados a gestão deste tipo de trabalhos, estas empresas, que visam o lucro, até vão inventar trabalhos desnecessários, e que acabam muitas vezes por serem criminosos, para depois receberam por isso. Eu deixo aqui algumas fotografias, e cada um que julgue por si, mas a mim choca-me que se cortem árvores de grande porte, como quem desfaz um castelo de areia. 

Na Alameda dos Plátanos o cenário é este:



Junto ao Cedro Branco:


Junto à Biblioteca:


Na Avenida das Tílias o cenário era este:




Visto que eu não me tenho por especialista no assunto, gostaria que alguém esclarecesse:

- Quem mandou abater as árvores e porquê?
- Todas as árvores abatidas estavam doentes?
- Se estavam, foi feito algum tratamento para evitar a todo o custo o seu abate? 
- E por que é que este tipo de intervenção está a ser feito a um mês do Verão? Não deveria ser feito de preferência no Outono/Inverno?

Este tipo de intervenção não é caso único do Palácio de Cristal. Ao passar pelo Jardim do Carregal vi árvores que também viram os seus grossos ramos cortados muito recentemente. Caso para dizer que, infelizmente o vírus da mota-serra anda a provocar grandes danos nos jardins do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário