quarta-feira, 10 de maio de 2017

Hospital Conde Ferreira

Como tinha divulgado aqui no blogue, no sábado passado ia-se realizar um dia aberto no Hospital Conde Ferreira, um programa com várias oficinas de ervas, degustações, passeios de charrete e atividades para crianças, numa organização da LIPOR e da Mesericória do Porto, que tutela o hospital.



O Hospital Conde Ferreira foi o primeiro hospital psiquiátrico em Portugal (1883) e conta desde 2015 com a maior horta social da Europa no Parque José Avides Moreira numa parceria do hospital com a LIPOR. O parque tem três hectares de terreno e inclui ainda animais, jardim, pomares, estufas, parque de merendas e parque infantil e a iniciativa visa apoiar as populações mais carenciadas.




Visto que o hospital tem o acesso vedado a visitantes - certa vez, tendo tido conhecimento das hortas e de certos eventos que por lá decorriam, entrei por lá adentro tranquilamente, mas de forma rápida o segurança veio ter comigo e perguntou onde é que ia - e então, aproveitei esta oportunidade, essencialmente para passear um pouco e tirar algumas fotografias  às frondosas árvores centenárias deste hospital do final do século XIX. 











2 comentários:

  1. Não vi o tal post, mas também tinha um bocadinho de medo de lá entrar.
    Quando andava a estudar passava pelo Conde Ferreira,muitas vezes para ir a casa de uma amiga e os doentes andavam lá dentro e outros mesmo cá fora e sempre tive receio deles porque tinham um aspecto muito estranho.
    Bom dia. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que as pessoas com demência e doenças psiquiátricas são muito atormentadas e até muito julgadas pela sociedade. Tanto que, por norma, muitas pessoa de certas elites não são acompanhadas nestas instituições de saúde com medo de serem julgadas de maluquinhas.
      Curiosamente eu tenho memórias bem vincadas deste hospital, desde os meus seis anos de idade.. é provável que venha a escrever qualquer coisita no outro blogue sobre isso mesmo.
      Beijinho

      Eliminar