quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Galeria da Biodiversidade - Jardim Botânico do Porto

No fim-de-semana passado, eu e um amigo, juntá-mo-nos à AMUT para uma pequena caminhada, desde a Ponte da Arrábida até ao Jardim Botânico do Porto. No jardim botânico esperavam-nos para uma visita guiada, quer pelos jardim, que já conheço muito bem, quer depois para uma visita à exposição Galeria da Biodiversidade do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto na Casa Andresen. 

Mal entramos dentro da casa impressiona o enorme esqueleto que pode comparar em tamanho com a árvore de Natal que se vê na imagem abaixo e que tem quatro metros e meio. E a primeira pergunta que surge é: de que animal é este esqueleto? Querem tentar adivinhar? 







Seguidamente subimos para o andar superior, e eu aproveitei para tirar uma fotografia dos jardins lá fora:


No expositor abaixo somos confrontados com os diversos tamanhos de ovos de aves que existem na Natureza. O maior é o de avestruz, o mais pequeno não está ali porque...? Porque o ovo é tão pequeno que não é possível fazer trespassar o fio pelo ovo sem o partir. Sabem de que ave é o ovo mais pequeno do mundo?



Aqui vemos um expositor com todas as raças de cães representadas a branco e, em baixo, a preto, de onde todas elas vieram: do lobo.





Num outro expositor as sementes e a sua localização no globo:




Num dos expositores mais interessantes, o milho. Sabem de onde é originário o milho? Do México. E quem trouxe o milho para a Europa? Como disse o guia, que diz que brinca com as crianças, foi o Cris.... Crist.... isso, foi o Cristóvão Colombo quando descobriu a América.

No expositor podemos ver o milho endémico; o milho já manipulado pela polinização cruzada pela mão do ser humano e, podemos confrontar-nos com o milho transgénico, o expoente máximo do capitalismo. Milho que tem incorporado herbicidas e que é estéril, ou seja, o agricultor tem de, todos os anos comprar novas sementes, pois estas não vão germinar. Este milho é comido pelos animais, e depois, quem come o animais? Nós! 



Conseguem identificar o milho transgénico na imagem abaixo? Brevemente todos os seres humanos serão assim, modificados geneticamente e, como Huxley escreveu no Admirável Mundo Novo, só os selvagens se reproduzirão (de forma repugnante) com recurso a um pai e uma mãe.





Num expositor em que vemos Darwin com dois coelhos, as pessoas ficam a saber como o coelho de Portugal Continental, ao ser introduzido na ilha de Porto Santo se tornou bem diferente. Ficou mais pequeno que a espécie original, e isso explica a teoria da seleção de Darwin. Só os mais capazes de se adaptar e evoluir ao meio sobrevivem. 




Isto que aqui deixei é só um cheirinho do que pode ser visto. Há muito mais para ver, até para cheirar e logicamente para aprender. Gostei bastante da visita e recomendo. Se passarem pelo Porto vão lá dar uma vista de olhos. O bilhete custa 5€ por pessoa, mas a entrada é gratuita nas manhãs do segundo domingo de cada mês.

3 comentários:

  1. Que fantástico, tenho que lá ir!
    Obrigado pela partilha

    ResponderEliminar
  2. ... sim e o animal?
    creio que será uma baleia, estou correcta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Precisamente. Algumas pessoas ao ver algo tão grande apontaram dinossauro como resposta, mas olhando para aqueles "bracinhos" tão pequeninos e para a boca que não tem dentes, só poderia ser de um habitante dos mares, no caso da baleia azul. E os ossos da boca estão cortados que é para ela abrir a boca em largura, e de cada vez que se alimentar ingere cerca de 500Kg de alimento, e ao ingerir o alimento depois tem de expelir toda aquela água sem que, como é óbvio, não deixe fugir a comida! Ficamos também a saber que o coração desta baleia bate mais ou menos de trinta em trinta segundos!
      Este é também um pequeno exemplar. O guia disse que um animal adulto tem cerca de trinta metros, mais ou menos a largura da casa Andresen!

      Eliminar