terça-feira, 2 de abril de 2019

PR3 - Na Vereda do Pastor - Vale de Cambra

Sábado passado desloquei-me a Vale de Cambra com a AMUT para fazer o trilho PR3 - Na vereda do pastor. O destino foi a Aldeia do Côvo, de onde se iniciou a caminhada. Até junto do poste de alta tensão o percurso é bastante fácil, num estradão de terra batida, de onde se podem observar, como se vê abaixo, alguns bovinos a comer no monte. Depois do poste, onde está pintada a sinalização de caminho certo, começa então uma longa descida, com bastante pedra solta, até à Aldeia da Lomba, onde o grupo foi parando, para reagrupar e comer e com esta paragem demorou-se cerca de uma hora, o que, a meu ver, esse tempo poderia ter sido usado para fazer o pequeno percurso PR 3.1 e ver a cascata e o núcleo de espigueiros e a Capela da Nossa Senhora dos Milagres, e ainda a Aldeia de Porqueiras. Se eu sabia que o grupo iria ter-se demorado tanto tempo, eu mesmo, por minha conta, teria descido e feito este pequeno percurso, que, no entanto, se calhar, escondia alguns dos pontos mais interessantes que ficaram por ver. 

Depois da paragem iniciou-se então, junto da escola primária então a segunda parte do trilho. E se a primeira parte foi sempre a descer, esta segunda é sempre a subir  e custa um bocadinho até ao final, daí que, o trilho tenha a classificação de "Difícil" (Nível 4 num máximo de 5). E agora imaginem o que as crianças tinham que percorrer, todos os dias, da Aldeia de Côvo até à Lomba. Oito quilómetros diários, e quatro sempre a subir bastante. O trilho tem uma duração média de quatro horas e meia. 
Aqui ficam algumas imagens:
























7 comentários:

  1. Que percurso com uma paisagem tão bonita! E a vaquinha da foto é tão gira! Lol. Se eu me depara-se com essa vaquinha, quase de certeza que iria perder um bom bocado de tempo de volta dela, a tentar fazer amizade com ela. Lol. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é um percurso bonito, acho que vale a pena explorar, e agora na Primavera, com a flor amarela da carqueja e a flor da queió dá um colorido espetacular.

      Eliminar
    2. Tenho a certeza que estás certo quando dizes que vale a pena explorar esse percurso e ainda mais agora na Primavera. Tens sorte por teres oportunidade de fazer caminhadas por percursos bonitos e com tanto para ver e explorar. :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. muito bonito, mas mais bonito que andar a passear no mato e a tirar fotos com maquinas compradas no olx em segunda mao e que custam um salairo minimo é andar a fazer voluntariado e limpar matas pa nao aver incendios no verao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Pa nao aver incêndios" (que acontecem o ano todo e não só no "verão") cada um deve fazer a sua parte e não esperar que os outros façam o trabalho por si, ou também está à espera que algum "voluntário" lhe vá limpar o cu? Aconselho-o(a) sinceramente a tomar uma infusão de limonete que toda essa azia que o(a) consome passa-lhe num instante.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar