terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Azevinho com Deficiência Genética?

 Há já algum tempo que ia estranhando o formato deste pequeno azevinho que tinha nascido de volta do limoeiro. Como o via de cima parecia um monte de folhas, quase uma espécie de mini-bonsai, ao contrários dos azevinhos que crescem com o tronco principal muito na vertical  e os ramos laterais bem mais curtos, formando em adulto aquela forma cónica. 

Este ainda por cima estava a demorar muito tempo a crescer e, como já expliquei, um pequeno azevinho de dez centímetros, num ano, facilmente atinge um metro ou mais. Mas este não. E só por estes dias quando o arranquei e coloquei dentro de um garrafão para ali fique a desenvolver-se, é que vi de perto o que se passava com ele. 

Tem ramos que se assemelham quase a folhas grossas espalmadas de depois surgem folhas, mas é tudo muito estranho. Eu conheço as formas "cristata" nas suculentas e quando olho para este azevinho é isso que me faz lembrar. Espero que pegue bem do transplante e entretanto se desenvolva bem, para que assim possa ir acompanhando de perto o que se irá passar com esta árvore.


Sem comentários:

Enviar um comentário